Feira de São Cristóvão pode se tornar Patrimônio do RJ

Projeto de lei que reconhece o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas como Patrimônio Histórico, Turístico, Cultural e Gastronômico do Estado foi aprovado em 1ª discussão nesta quinta (28/09) pela Alerj

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada da Feira de São Cristóvão - Foto: Thomaz Silva/ Agência Brasil

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quinta-feira (28/09), em primeira discussão, um projeto de lei que reconhece como Patrimônio Histórico, Turístico, Cultural e Gastronômico do Estado o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, popularmente conhecido como Feira de São Cristóvão, na Zona Norte da capital fluminense.

A medida, número 935/23 e de autoria da deputada Tia Ju (Republicanos), ainda precisará passar por nova votação entre os parlamentares antes de possivelmente seguir para sanção ou veto do governador Cláudio Castro.

”A feira faz parte da história e da cultura do nosso estado como o mais importante espaço de representação nordestina. Lá, é possível experimentar o melhor da nossa culinária e se divertir em família, com muita música regional, artesanato e folclore”, comentou Tia Ju, nascida em Conceição de Jacuípe, no interior da Bahia.

Da galeria do plenário, artistas e empreendedores acompanharam a votação do texto ao som de instrumentos e músicas como a icônica ”Asa Branca”, de Luiz Gonzaga. Entre os presentes, estava a comerciante Maria da Guia, de 63 anos, sendo 46 deles como trabalhadora da feira.

Advertisement

”Essa é a maior felicidade que eu, todos os feirantes e pessoas que frequentam a feira poderíamos ter no dia de hoje. Essa é uma vitória de todos os nordestinos. É tudo o que a gente mais queria”, celebrou Maria.

Vale ressaltar que o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas já havia sido reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Feira de São Cristóvão pode se tornar Patrimônio do RJ
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Feira de São Cristóvão pode se tornar Patrimônio do RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui