Nesta quarta-feira (5), teve início a 2ª Feira Literária de Guapimirim – FLIG com uma programação exclusiva. Desenvolvido pela Prefeitura de Guapimirim em colaboração com a Associação Brasileira de Difusão do Livro e a Motivos Produções, o evento traz como tema “Literatura e Natureza: o som das nossas nascentes”. Gratuito e aberto a todas as idades, a feira ocorre na Praça Paulo Terra, das 8h às 20h, de 5 a 9 de junho.
O objetivo do evento é fortalecer a literatura e promover a criatividade e interação entre diferentes expressões artísticas. Nesta edição, o festival se estende por cinco dias e oferece uma variedade de atrações, incluindo apresentações de artistas locais e atividades educativas direcionadas a alunos e professores das escolas municipais.
A programação conta também com música ao vivo, artes circenses, danças, bandas marciais, artes plásticas e espaços interativos. E ainda um espaço “Eu Amo Ler” com mais de cinco mil livros à venda, aberto a todos, e uma área gastronômica com pratos locais. Para os pequenos com menos de três anos, há uma “Bebeteca” especial.
Com início no Dia Mundial do Meio Ambiente, a feira deste ano presta homenagem à escritora Sônia Rosa, reconhecida por seu trabalho com Letramento Racial e Literatura Negro Afetiva para crianças e jovens, com mais de 50 obras publicadas.
Além de celebrar a literatura, o festival promove a integração de ações educativas e culturais, que estimula a produção cultural local e facilita a troca de diferentes expressões artísticas.