Valorizar a cultura indígena, incentivar o debate literário e investir na criação de uma geração de jovens leitores. Essas são algumas das missões da 3ª Feira Literária de Saquarema, que começa nesta segunda-feira (11) e vai até o dia 20. Com uma programação variada e entrada gratuita, a Flis se prepara para receber o maior público de sua história: mais de 90 mil pessoas.
A homenageada da edição é uma ilustre moradora de Saquarema: a escritora indígena Eliane Potiguara, que, há mais de 4 décadas, atua na defesa pelos direitos dos povos originários.
Como parte do investimento na formação de leitores, mais de 20 mil alunos e professores da rede municipal vão receber um voucher de R$200 reais para a compra de livros. E tem gente bem ansiosa pela Flis!
Durante o dia, o público infantil e juvenil contará com sessões de contação de histórias, oficinas literárias e atividades interativas. Já às noites, debates sobre inclusão, bibliodiversidade e a literatura brasileira contemporânea vão rolar com presenças ilustres, como os autores Ondjaki e Conceição Evaristo (dia 15, às 18h, no Palco Central).
O encerramento, que acontece no Dia da Consciência Negra, terá a participação da Intelectual “Diferentona” Bárbara Carine, sucesso nas redes sociais, que irá abordar a importância da educação antirracista e o fortalecimento da identidade negra no ambiente escolar às 15h, no Palco Central. Saquarema mandando bem demais.
Feira Literária de Saquarema
Quando? Entre 11 e 20 de novembro
Horário? 9h às 19h
Onde? Campo de Aviação, Centro
Quanto? Entrada franca
Programação completa aqui