No próximo sábado (16/12) e domingo (17/12), o Parque Glória Maria, na Rua Murtinho Nobre, 169, em Santa Teresa, será o palco da Feira Multicultural Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais organizada pela Secretaria Especial de Cidadania. O evento acontece das 9h às 18h e promete ser uma celebração de sabores, cores e talentos, reunindo 20 barracas representando empreendedores de diferentes nacionalidades.
A proposta é proporcionar uma experiência única aos visitantes, oferecendo uma ampla gama de produtos provenientes de diversas partes do mundo. Entre as atrações, destacam-se objetos de decoração, acessórios como bolsas e carteiras, além de peças artesanais como bijuterias em trançados, arte em aço, pedras naturais e macramê. As roupas com estampas africanas exclusivas também estarão em exposição, enriquecendo a variedade de opções para os visitantes.
E a gastronomia será um dos grandes destaques, apresentando uma explosão de sabores tradicionais de diferentes partes do mundo. Os pratos típicos do Congo, servidos pelo chef Kimberly, são disputadíssimos, assim como a cocada do colombiano Jhon e a arepa venezuelana, com massa à base de farinha de milho e recheios.
O patacon colombiano, espécie de panqueca com massa à base de banana e recheios variados, de carne ou frango, também já é sucesso nas várias edições da feira. As empanadas argentinas ou chilenas, assim como os brownies e doces da venezuelana Catalina, também são bastante disputados. No quesito bebida, um dos diferenciais é o mangachu, típica do Congo, à base de gengibre.
Para Renato Moura, o Secretário Especial de Cidadania, a feira vai além de um espaço comercial: “A ideia é levar a feira, que já se firmou no calendário da cidade, a várias localidades do Rio. A iniciativa amplia a visibilidade para o trabalho e a cultura dessa população e é também um belo espaço de integração.”
Serviço: Feira Multicultural Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais
- Data: 16 e 17/12
- Local: Parque Glória Maria (Antigo Parque das Ruínas)
- Endereço: Rua Murtinho Nobre,169 – Santa Teresa
- Horário: 9h às 18h
Mudaram o nome Parque das Ruínas para Glória Maria, pqp!
Outro dia ainda mais chocante de mudança, me deparei ao entrar por uma rua e surpreendido que retiraram nome antigo que vem de referências indígenas para colocar nome de pastor.
A cidade com tanta necessidade de moradia e expansão do zoneamento urbano não deveria alterar nomes já tradicionais.