Feira Refúgio em Foco realiza edições especiais na Semana do Dia do Refugiado

Primeira edição será no Museu Histórico Nacional nesta quarta-feira (19), e a segunda no Memorial às Vítimas do Holocausto, em Botafogo, no dia 22/06

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Feira Multicultural Refúgio em Foco. Reprodução: Marcos de Paula/ Prefeitura do Rio.

Na próxima quinta-feira (20), é celebrado o Dia do Refugiado. Em homenagem à data, a Feira Refúgio em Foco de Imigrantes Empreendedores Sociais terá duas edições especiais. A primeira será nesta quarta-feira (19), no Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio, durante a abertura da exposição “O mundo é nossa casa? Refúgios no Rio de Janeiro”. A segunda edição ocorrerá no sábado (22), no Memorial às Vítimas do Holocausto, em Botafogo.

A Feira Refúgio em Foco, realizada pela Secretaria Especial de Cidadania, conta com empreendedores de diversas nacionalidades, como Angola, Argentina, Colômbia, Congo, Uruguai e Venezuela, que moram na cidade.

A iniciativa oferece uma variedade de produtos, incluindo comidas típicas, roupas, tecidos africanos com estampas vibrantes e bandeiras de diversas nacionalidades. Além disso, disponibiliza também objetos de decoração e acessórios, como bolsas e carteiras, peças artesanais, como brinquedos educativos de madeira, bijuterias trançadas, peças em aço, pedras naturais e itens de macramê.

Advertisement
WhatsApp Image 2022 06 23 at 18.05.01 Feira Refúgio em Foco realiza edições especiais na Semana do Dia do Refugiado
A Feira Multicultural Refúgio em Foco, de imigrantes empreendedores sociais terá duas edições, traz brinquedos, jogos e objetos de decoração. Reprodução: Fabio Motta/ Prefeitura do Rio.

O secretário Especial de Cidadania, Leandro Pereira, ressalta a importância de celebrar a data e proporcionar maior visibilidade à população de refugiados que mora na cidade.

“Além de estabelecer uma política pioneira de apoio a migrantes e refugiados, com a criação do CRAI (Centro de Referência e Apoio ao Imigrante), eventos culturais e voltados para o empreendedorismo possibilitam mais integração e muitas oportunidades para todos”, afirma Leandro Pereira.

A exposição “O mundo é nossa casa? Refúgios no Rio de Janeiro” foi produzida pelos alunos do curso de Museologia da UNIRIO. O tema central aborda a vida de pessoas refugiadas, suas trajetórias, culturas e arte. O evento de abertura conta com uma roda de conversa, uma apresentação de dança congolesa e a exibição do curta “Pertences: Histórias do Refúgio”.

O Memorial às Vítimas do Holocausto, sensível às questões de migração e refúgio, promove ações para marcar a “Semana do Migrante e Refugiado”. Em parceria com a Secretaria Especial de Cidadania para a realização da Feira Refúgio em Foco, a festividade também recebe oficina de conscientização climática, contação de história e roda de conversa para debater os desafios enfrentados pelas populações em deslocamentos forçados ou incentivados ao longo da história.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Feira Refúgio em Foco realiza edições especiais na Semana do Dia do Refugiado
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Feira Refúgio em Foco realiza edições especiais na Semana do Dia do Refugiado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui