Feira Rio Antigo terá roda do Coletivo Choro na Rua neste sábado

Apresentação ocorre para celebrar o Dia Nacional do Choro, e em comemoração aos 125 anos do mestre Pixinguinha

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A programação da tradicional Feira Rio Antigo, realizada todos os sábados na Rua do Lavradio, Patrimônio Imaterial Cultural do Estado do Rio, está especial neste dia 23. Para celebrar o Dia Nacional do Choro, e em comemoração aos 125 anos do mestre Pixinguinha, o Coletivo Choro na Rua se apresenta na esquina das ruas do Lavradio e Senado, na Praça Emilinha Borba, às 16h. E para dar continuidade à 4° temporada do Jazz na Feira, o AC Jazz Quartet se apresenta mais cedo, às 14h, excepcionalmente nesta edição.

O Choro nasceu no Rio de Janeiro há 150 anos. Ao longo de todo esse tempo, tem se reinventado através da roda de choro e esse espírito de constante renovação é materializado pelo Coletivo Choro na Rua. Depois de dois anos sem se apresentar na cidade, o grupo liderado pelo compositor e trompetista Silvério Pontes retorna ao Centro do Rio. Participam da roda músicos como Dudu Oliveira, Rogério, Caetano, Henrique Cazes, Charles da Costa, Netinho Albuquerque e Beto Cazes.

A proposta do Choro na Rua é levar a magia dessa música para um público maior, fazendo balançar e sorrir, ocupando os espaços urbanos e fortalecendo esse riquíssimo traço de nossa identidade cultural.

“O choro começou na rua, na serenata. Daí foi para a confeitaria, bares, cabarés, gafieiras, rádios, estúdios de gravação e até salas de concerto. Agora é a hora do choro voltar pra rua, enriquecido por toda essa experiência”, explica o trompetista Silvério Pontes.

Advertisement

A feira acontecia todo primeiro sábado de cada mês, enchendo as ruas da Lapa de turistas, moradores e passantes para aproveitar o dia no local, passeando pelas barracas e bares. Devido a pandemia, e com o intuito de seguir as medidas protetivas de combate à covid, a associação responsável conseguiu junto à Prefeitura a autorização para realizar a feira semanalmente. Agora, todos os sábados a Rua do Lavradio recebe a Feira Rio Antigo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Feira Rio Antigo terá roda do Coletivo Choro na Rua neste sábado
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Feira Rio Antigo terá roda do Coletivo Choro na Rua neste sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui