Feirão terá mais de 800 vagas de emprego para pessoas com deficiência

Hoje, dia 27 de abril, está acontecendo a Feira de Emprego da Pessoa com Deficiência, em Campo Grande

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD Rio) em parceria com o Instituto Rede Incluir, realizará com a Superintendência Regional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, um feirão de emprego com mais de 800 vagas dedicadas exclusivamente para pessoas com deficiência.

O Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência, situado na Rua Prof. Carlos Boisson, S/N – Campo Grande, Zona Oeste do Rio, vai receber, no dia 27/04, das 9h às 16h, a Feira de Emprego da Pessoa com Deficiência que oferecerá vagas de trabalho, em diversas áreas. O evento, contará com mais de 30 empresas dos mais diversos segmentos.

Para disputar as chances de trabalho, os candidatos deverão apresentar:

• Documento de identidade

• Carteira de trabalho

• PIS/NIS

• CPF

• Currículo

• Comprovante de escolaridade

• Laudo médico atualizado ou certificado de reabilitação emitido pelo INSS, e

• Comprovante de residência.


Segundo o presidente da Rede Incluir, Antoniel Bastos, a média de pessoas atendidas por evento é de 400 e que 40% delas conseguem um emprego. “Existe um grande abismo na contratação desses profissionais no mercado. Entre as dificuldades, posso destacar a falta de mobilidade na cidade”, avalia ele.

Marcelo Freitas, coordenador do Projeto de Inserção de PcD e reabilitados do INSS no mercado de trabalho do Ministério do Trabalho, diz que é o momento para alavancar as opções de recrutamento das empresas e as oportunidades para os candidatos, ao mesmo tempo em que promove a integração destes, com os diversos atores da questão da inserção da PcD e reabilitados na sociedade.

Para esse evento, serão oferecidas Oficinas aos candidatos, com foco em potencializar a participação de cada um nos processos de entrevista nas empresas, sendo:

• Elaboração de Currículo

• Como se apresentar na entrevista de Emprego

• Empreendedorismo

Os horários das oficinas serão: Turma 1 – 09:00 às 10:30, Turma 2 – 10:30 às 12:00, Turma 3 – 13:00 às 14:30 e Turma 4 – 14:30 às 16:00 para que os candidatos tenham a oportunidade de participar, antes ou depois de visitarem o stand das empresas. Além disso, teremos teste de glicose, aferição de pressão, atendimento de nutrição, feira de produtos produzidos por pessoas com deficiência e familiares atendidos no Centro.

Nessa data também será inaugurada oficialmente a ACADEMIA INCLUSIVA, uma iniciativa da REDE INCLUIR e da SMPD RIO que tem o objetivo de capacitar pessoas com deficiência e familiares para o mercado de trabalho formal e para empreenderem. Quatro cursos já foram oferecidos e mais de 150 pessoas foram capacitadas no primeiro mês. Para o mês de maio, além da programação dos cursos, será oferecida mentoria para pessoas com deficiência, através de oficinas com especialistas de mercado, como forma de impulsionar a empregabilidade das pessoas com deficiência.


Serviço:

Rita Barreto – Assessoria de Comunicação – Secretaria municipal da Pessoa com deficiência

E-mail: rita.barretog@gmail.com/ gabinete.smpdrio@gmail.com

Cel: 21-99625.09.97


Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui