A partir desta terça-feira (03/09), a Secretaria de Ordem Pública (SEOP) inicia a instalação de 348 banheiros químicos nas feiras livres da cidade do Rio de Janeiro. A medida, que atenderá a uma antiga demanda de feirantes e moradores, visa trazer mais conforto, praticidade e higiene para os profissionais que trabalham nesses espaços.
O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, celebrou a iniciativa, destacando o impacto positivo que a instalação dos banheiros terá na vida dos feirantes: “Hoje é um dia importante para as feiras e para os feirantes da nossa cidade. Essa é uma demanda importante, que vai passar a ter mais conforto, comodidade e dignidade para seguirem exercendo seu trabalho“.
A SEOP será responsável pela colocação e retirada das estruturas no início e fim de cada feira, garantindo que os banheiros estejam sempre disponíveis durante o funcionamento das feiras.
O próximo passo é tentar ensinar as pessoas – feirantes, compradores, passantes, curiosos, desocupados e demais espécimes sujismundas – a não emporcalhar as ruas e a manter o local limpo e organizado. Tal tarefa é quase um trabalho de Hércules, mas quem sabe, daqui há uns 50 anos, com muita insistência, o povo será menos incivilizado e atrasado.