Feriados e reunião do G20 impulsionam ocupação hoteleira no Rio de Janeiro

Estado atinge taxas de ocupação superiores a 80% na capital e 87% no interior

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Angra dos Reis - Centro Histórico - Foto Daniel R Carneiro - Arquivo TurisRio

O Rio de Janeiro vive um momento de alta no turismo durante o período de 15 a 20 de novembro, impulsionado pelos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra, além da reunião do G20. Segundo dados da HotéisRIO e da ABIH-RJ, a ocupação média na capital fluminense chegou a 80,09%, com destaque para os bairros de Ipanema/Leblon (90,70%), Leme/Copacabana (88,17%) e o Centro (78,82%).

Os hotéis que recebem as delegações estrangeiras do G20, especialmente os cinco estrelas, registram ocupação superior a 95%. No interior do estado, os números também são expressivos, com média de 87,80% de ocupação, liderada por destinos como Arraial do Cabo (98,20%), Miguel Pereira (96,80%) e Petrópolis (92,30%).

“Esse período do G20 e do feriadão ficará marcado com resultados positivos no turismo, trazendo um impacto financeiro importante para a nossa economia”, afirmou o governador Cláudio Castro.


Infraestrutura para receber os turistas

O Governo do Estado, em parceria com a TurisRio, preparou ações especiais para recepcionar os visitantes, destacando dois novos pontos de atendimento ao turista:

Lounge G20 no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão)

  • Localização: Área de desembarque do aeroporto.
  • Horário de funcionamento: Diariamente, das 9h às 18h, até o fim do evento.
  • Serviços: Telões e totens mostram a diversidade turística do estado. Recepcionistas bilíngues fornecem informações sobre destinos e atrações das 12 regiões turísticas.

Espaço de Apoio ao Turista #tônoRio na Rodoviária do Rio

  • Localização: Setor de desembarque inferior da rodoviária.
  • Horário de funcionamento: Das 10h às 18h, de segunda a domingo.
  • Serviços: Atendimento bilíngue, roteiros turísticos, exposição e venda de artesanatos das 12 regiões turísticas do estado, promovendo o fomento à atividade artesanal e geração de renda.

Segurança e suporte aos turistas

A Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), em parceria com a Secretaria de Turismo, reforçou o atendimento com guias bilíngues à disposição na unidade do Leblon, que funciona das 10h às 22h, até o dia 20 de novembro. A iniciativa busca proporcionar suporte linguístico e acolhimento aos visitantes durante o evento e os feriados prolongados.


Interior em alta: destinos lideram ocupação

No interior do estado, as regiões turísticas seguem apresentando alta ocupação, com destaque para:

  • Arraial do Cabo: 98,20%
  • Miguel Pereira: 96,80%
  • Petrópolis: 92,30%
  • Angra dos Reis: 90,10%

Outras cidades, como Valença/Conservatória (88,80%), Nova Friburgo (87,40%), e Paraty (83,50%), também figuram entre os destinos mais procurados.

“Temos novamente um feriado com números excelentes. As regiões da Costa do Sol, Vale do Café, Serra Verde Imperial e Costa Verde seguem a tendência de alta de todo o ano de 2024, já projetando uma alta temporada recorde”, destacou o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Feriados e reunião do G20 impulsionam ocupação hoteleira no Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui