Fernanda Dias: 10 alimentos que ajudam a desinchar

Veja a lista com 10 alimentos para desinchar e algumas receitas para te inspirar!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Exagerou nas festas de fim de ano? Voltou de férias e está sentindo seu corpo inchado?

Isso é normal acontecer quando saímos da rotina, comemos e bebemos mais e ficamos mais sedentários.

Existem alguns alimentos com propriedades diuréticas, isto é, que ajudam o corpo a eliminar a retenção de líquidos e desinchar.

Advertisement

Eles emagrecem? Diretamente, não! Emagrecimento é um processo gradual de redução de gordura corporal com uma dieta equilibrada e a prática regular de exercício físico. Indiretamente, esses alimentos ajudam a compor uma dieta saudável, e consequentemente podem auxiliar no longo prazo.

Pensando em reduzir um pouco o peso corporal e eliminar excesso de líquidos, vamos a uma lista dos top 10 alimentos:

  1. Melão
  2. Melancia
  3. Abacaxi
  4. Pepino
  5. Cenoura
  6. Abóbora
  7. Beterraba
  8. Salsinha
  9. Gengibre
  10. Água de coco

Outra estratégia que ajuda a desinchar é beber bastante água ao longo do dia. Pelo menos de 2 a 3 litros ou 200ml a cada hora. Evite tomar muito líquido junto com a refeição de almoço ou jantar. Prefira ingerir longe das refeições principais para não atrapalhar o processo de digestão dos alimentos.

Além de uma boa hidratação, invista em chás com propriedades diuréticas, como chá verde, chá de hibisco e cavalinha. Tome 2 xícaras durante o dia, pela manhã e à tarde. Não precisa mais do que essa quantidade por dia. O excesso de chás pode ser prejudicial para a saúde.

Procure se exercitar e suar. Quanto mais o corpo se aquece durante o exercício, mais eliminamos toxinas e reduzimos a retenção de líquidos.

Segue algumas receitas com esses alimentos incríveis para te inspirar!

  • Sopa de abóbora com gengibre

½ abóbora japonesa

Pedaço de 5 cm de gengibre

1 cebola

3 dentes de alho

1 ½ litro de água

Azeite a gosto

Modo de preparo:

Lave bem a metade da abóbora sob água corrente. Numa panela, coloque 2 xícaras de água, a abóbora e leve para o fogo médio. Deixe cozinhar por 10 minutos (isso fará com que a casca saia facilmente). Enquanto isso, lave e fatie o gengibre. Descasque o alho e a cebola. Corte a cebola em 4 partes.

Transfira a abóbora pré-cozida para uma tábua, retire a casca e pique em cubos. Retorne a abóbora para a panela com a água que cozinhou. Junte o gengibre, o alho, a cebola e o restante da água. Leve ao fogo médio e, assim que começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos. Transfira o cozido para o liquidificador, tempere com sal e pimenta a gosto. Bata segurando firme a tampa do liquidificador ou espere a sopa esfriar. Volte a sopa para a panela, corrija o tempero e regue com um fio de azeite.

  • Suco refrescante de abacaxi, melão e água de coco

1 fatia de melão

1 fatia de abacaxi

1 copo de água de coco natural

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar liso. Não precisa coar. Transfira para um copo e sirva a seguir. Se não for consumir na hora, mantenha na geladeira em uma garrafinha com tampa.

  • Salada de beterraba com ervas frescas

3 beterrabas

3 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto

5 ramos de hortelã

5 ramos de salsinha

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Lave e seque bem as beterrabas e as folhas de hortelã e salsinha. Descasque as beterrabas e corte ao meio. Fatie em meias-luas finas. Numa tigela, misture o azeite com o vinagre. Junte a beterraba fatiada, as folhas de hortelã e de salsinha e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture delicadamente e sirva.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: 10 alimentos que ajudam a desinchar
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui