Fernanda Dias – Aveia: um alimento nutritivo e multifuncional

Benefícios para a saúde desse alimento não faltam, concorda?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A aveia é um cereal rico em carboidratos complexos, vitaminas, minerais,antioxidantes e fibras solúveis e insolúveis.

É uma boa opção de alimento como fonte de carboidrato na dieta, principalmente quando pensamos em controle de peso e de doenças como obesidade, diabetes, dislipidemia e síndrome do intestino irritável.

A aveia é rica em beta glucana, uma fibra solúvel que ajuda no controle do colesterol por promover uma redução na absorção das gorduras da dieta, diminuindo os níveis de LDL colesterol no sangue.

Além disso, as fibras alimentares da aveia retardam a velocidade de absorção do açúcar no sangue, promovendo um controle da glicemia sanguínea, auxiliando no controle do diabetes e da resistência a insulina.

A aveia é rica em compostos fenólicos que são potentes antioxidantes capazes de combater radicais livres e prevenir o surgimento de doenças cardíacas, como a aterosclerose, câncer e Alzheimer.

O consumo regular de aveia na dieta auxilia na manutenção do funcionamento intestinal, ajudando na formação do bolo fecal e na nutrição das bactérias boas do intestino, agindo como um prebiótico.

Por isso, também a aveia é um alimento que gera saciedade por mais tempo, sendo bem-vinda em dietas de emagrecimento e estratégias alimentares que visam a melhora da saúde digestiva e intestinal.

Minerais como magnésio, fósforo, zinco e silício estão presentes na composição nutricional da aveia. O magnésio auxilia no relaxamento muscular, controle da ansiedade, melhora de quadros de insônia.

O fósforo participa da formação e manutenção óssea. O zinco é um ótimo aliado na imunidade, combatendo gripes e resfriados. Já o silício participa da síntese de colágeno, nutriente importante para a firmeza e elasticidade da pele.

Benefícios para a saúde desse alimento não faltam, concorda? Existem várias formas de introduzir a aveia na rotina alimentar. Ela pode ser consumida em flocos finos ou grossos, farelo de aveia e farinha de aveia. As propriedades nutricionais variam um pouco em cada versão devido ao processamento.

A aveia em flocos grossos ou finos é mais indicada para consumir com frutas, vitaminas, mingau. O farelo de aveia, é a versão mais rica em fibras, pode ser usado para engrossar caldos, sopas, polvilhado na salada ou no iogurte. Já a farinha de aveia é mais utilizada em preparações como pães, bolos, panquecas, tortas salgadas e doces.

A versatilidade da aveia é realmente um diferencial. Hoje em dia, já temos uma disponibilidade enorme de marcas nos supermercados comercializando bebida de aveia. É um excelente substituto do leite de vaca em drinks com café, matchá, Golden Milk e achocolatado, para alérgicos ou intolerantes aos lácteos ou para pessoas que adotam um estilo alimentar vegano. Lembrando que as bebidas vegetais, seja de aveia ou de castanhas como caju e amêndoas não possuem os nutrientes equivalentes ao leite de vaca, principalmente no que se refere ao teor de proteína e cálcio. Será necessária uma adequação nutricional da dieta nesses casos.


A aveia é um alimento funcional, isto é, possui propriedades terapêuticas capazes de prevenir e tratar doenças diante de sua riqueza nutricional. É um cereal naturalmente isento de glúten, porém, pode conter traços de glúten através de contaminação cruzada quando é manipulada em maquinários que também processam trigo, centeio e cevada.


A recomendação é consumir de 1 a 2 colheres de sopa de aveia ao dia para garantir os benefícios desse cereal riquíssimo em nutrientes, versátil e delicioso.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias - Aveia: um alimento nutritivo e multifuncional

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui