Fernanda Dias: Como minimizar os efeitos nocivos do álcool no organismo?

Veja como otimizar as vias de excreção do álcool, acelerar sua metabolização e eliminação pelo organismo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Fim de ano é sinônimo de festas, confraternizações e eventos sociais regados a muita comida e bebida. Claro que não há nada de errado em tomar uns drinks, porém, os excessos podem te prejudicar.

Época também em que a maioria das pessoas ainda está tentando perder alguns quilinhos para não fazer feio no verão. Colocar aquela roupa de praia e se sentir bem, não é verdade?

Justo nesse período, acabamos tendo uma rotina mais desregrada, acompanhada de uma alimentação mais calórica e um maior consumo de bebida alcoólica. E aí, como fica a saúde e o shape da estação mais esperada do ano?

Bom, a melhor estratégia é evitar os exageros e minimizar os danos causados pelos efeitos nocivos do álcool no corpo.

Advertisement

Para isso, precisamos otimizar as vias de excreção do álcool, acelerar sua metabolização e eliminação pelo organismo.

Aumente a hidratação diária! O álcool causa um grau de desidratação em nosso sistema. Quanto maior a quantidade de bebida alcoólica ingerida mais efeitos negativos para a saúde. Beber em torno de 50ml de água por kilo de peso corporal ao longo do dia é um cálculo mais aproximado da sua ingesta ideal. Quanto mais o corpo estiver hidratado, mais rápido o álcool será excretado pela urina. Assim conseguimos minimizar os sintomas desconfortáveis como cansaço excessivo, dor de cabeça, aumento do apetite e maior necessidade de doces.

Pratique mais atividade física! Você precisa suar mais para favorecer uma outra via de excreção do álcool. Através da pele podemos acelerar a metabolização da bebida alcoólica. Além disso, o exercício aumenta o gasto calórico, evitando o ganho de peso e o inchaço que o álcool pode provocar.

Potencialize seu fígado! O álcool gera uma sobrecarga hepática. Invista em chás como carqueja, boldo, dente de leão, gengibre e coentro que são ótimos ativos para turbinar o fígado a eliminar essa toxina o mais rápido possível do seu sistema. Não precisa exagerar na dose. Beber 200ml de chá 2 vezes ao dia já é suficiente para ter os benefícios. Outra maneira de fazer o fígado trabalhar a pleno vapor é dormir bem. Durante a noite o corpo faz todo o processo de limpeza e reparo, portanto, o detox corporal é executado de forma eficiente quando temos um sono de qualidade.

Cuide do seu corpo. Repense suas escolhas. Decida qual momento realmente vale a pena sair da sua rotina saudável. É possível confraternizar sem exagerar e estragar suas conquistas de saúde até aqui. Curta com moderação!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: Como minimizar os efeitos nocivos do álcool no organismo?
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui