A Páscoa é um período muito importante de celebração para os cristãos. Tempo de renovação, união, fé, esperança, amor e alegria. Mas também, uma comemoração normalmente regada a muito chocolate, ou melhor dizendo, ovos de Páscoa que é um símbolo desta época do ano.
Hoje em dia existem ovos de todos os tipos e tamanhos. Versões com recheio, meio amargo, zero lactose, sem leite, ovo de colher e por aí vai. O fato é que dificilmente passaremos ilesos de uma páscoa sem comer uns chocolatinhos.
Apesar de ser uma delícia, somos conscientes que essa mistura de açúcar, leite e gordura não faz nada bem para a saúde. É claro que, de vez em quando, não tem problema algum. Porém, quando a Páscoa é muito farta e o consumo passa a ser diário e exagerado, pode sim gerar prejuízos para seu corpo.
E agora, como lidar com tanto chocolate que sobrou da comemoração? Como desfrutar desse ovo de páscoa sem sair da sua dieta?
O excesso de chocolate pode levar ao ganho de peso, principalmente se você possui um estilo de vida pouco saudável. E comer tudo de uma vez para se livrar logo de tanto chocolate,não é uma estratégia interessante.
Segue minhas dicas para você desfrutar do seu ovo por mais tempo sem exageros:
- Separe em porções individuais de 20 ou 30 gramas.
- Coma sempre após uma refeição como sobremesa. Evite comer como lanche ou à noite antes de dormir.
- Se o ovo for artesanal, corre o risco de estragar mais rápido por não ter conservantes. Coloque as porções fracionadas na geladeira para aumentar a durabilidade.
- Evite comer todos os dias. Coloque como meta comer nos dias que o desejo for grande ou quando seu gasto calórico do dia for maior.
- E o excedente, compartilhe com outras pessoas. O lindo gesto de doação também faz parte do espírito da Páscoa.
Feliz Páscoa com saúde pra você!