Fernanda Dias: O uso seguro das embalagens plásticas

Quanto menor a exposição dos alimentos com substâncias tóxicas, melhor para sua saúde

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Você sabia que as embalagens plásticas podem liberar substâncias tóxicas na nossa comida?

Os plásticos são fabricados por um conjunto de compostos químicos, e uma das substâncias chamada bisfenol A ou BPA funciona como um disruptor endócrino nas nossas células. Eles se ligam aos receptores hormonais, principalmente o estrogênio, ocupando o local do hormônio na célula impedindo sua ação. O hormônio não consegue atuar de forma eficiente caso o receptor esteja ocupado pelo BPA. As principais consequências são disfunções hormonais relacionadas a fertilidade e a reprodução.   

Os plásticos estão presentes em praticamente tudo que consumimos. Serve para armazenamento de grãos, água mineral, sucos, refrigerantes, carnes, laticínios, alimentos congelados, alimentos prontos para o consumo, filme plástico cobrindo frutas e vegetais porcionados nos supermercados etc. Se livrar completamente da exposição ao bisfenol A é impossível na vida moderna. Porém, podemos evitar o contato excessivo a esta substância que em excesso se torna uma toxina que pode influenciar negativamente nosso organismo. 

Como minimizar o impacto das embalagens plásticas na nossa vida?

Advertisement

Sempre que possível, compre alimentos ou produtos em embalagens de vidro ou papel. São recicláveis e causam menor impacto na nossa saúde e no meio ambiente. O vidro é atóxico e muito higiênico, tendo como desvantagem o custo mais alto agregado ao produto, ao maior cuidado no transporte e manuseio e ao peso aumentado da embalagem. Mas sem dúvida, é a forma mais indicada de armazenamento de alimentos para a saúde. 

Evite aquecer os alimentos em embalagens plásticas. O bisfenol A é liberado em maior quantidade em altas temperaturas e na presença de gordura nos alimentos. Portanto, sempre que for armazenar ou aquecer um alimento ou uma refeição contendo carnes, molhos, arroz, feijão, legumes refogados com azeite ou outro tipo de gordura, é recomendado as embalagens de vidro, aço inox ou cerâmica. Já alimentos frios e sem gordura como vegetais folhosos, frutas, grãos in natura, como arroz, feijão, lentilha, grão de bico, aveia, podem ser armazenados em embalagens plásticas de boa qualidade. 

Os plásticos mais moles e flexíveis são de qualidade inferior, portanto, mais tóxicos para o corpo. Cuidado especial com as embalagens de água mineral, existe a contaminação devido ao transporte com o sol aquecendo a garrafa. A dica é comprar água mineral fabricada mais próximo da sua residência, onde o tempo de transporte e a exposição dessas garrafas ao calor tenha sido menor. Outra possibilidade é investir em um bom filtro de água, e caso queira gelar a água, armazene na geladeira em garrafas de vidro.  

Evite o uso de filme plástico para embalar e guardar os alimentos. Acredito que essa é a atitude mais simples de eliminar o contato com o bisfenol A. Quanto menor a exposição dos alimentos com a substância, melhor para sua saúde. 

Compre embalagens plásticas com o selo BPA free. São plásticos de melhor qualidade livres de bisfenol A. Utilize essas embalagens para armazenar mantimentos in natura, vegetais ou frutas. Alimentos cozidos ou gordurosos é melhor garantir uma embalagem 100% segura para sua saúde, como o vidro. 

Lembrando que um corpo saudável é capaz de metabolizar e eliminar toxinas e poluentes do nosso sistema. O fato é que vivemos muito mais expostos aos agentes tóxicos atualmente, muitas vezes além da capacidade que nosso organismo possui de eliminar, portanto, o quanto pudermos evitar o contato e a sobrecarga do corpo com essas substâncias tóxicas, melhor para a saúde!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: O uso seguro das embalagens plásticas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui