Fernanda Dias: Outubro Rosa 

O estilo de vida é mais determinante do que a própria história genética para a prevenção da doença

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Olya Kobruseva: https://www.pexels.com/pt-br/foto/calendario-conceitual-abstrato-espaco-do-texto-7805658/

Outubro é o mês dedicado a campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. 

Quando o câncer de mama é descoberto no início há mais chances de cura. Por isso, o Outubro Rosa tem um papel fundamental de alertar as mulheres sobre os cuidados de se observar, fazer a automassagem e realizar os exames de mama periodicamente.

Os fatores de risco mais relevantes são:

  • Obesidade e sobrepeso
  • Sedentarismo
  • Consumo de bebidas alcoólicas 
  • Exposição frequente a radiações
  • Uso de contraceptivos orais (pílula anticoncepcional) por tempo prolongado
  • História familiar de câncer de ovário, câncer de mama em mãe, irmã ou filha
  • Alterações genéticas herdadas na família nos genes BRCA1 e BRCA2

Apenas 5 a 10 % dos casos da doença estão relacionados a fatores hereditários e genéticos. O estilo de vida é mais determinante do que a própria história genética para a prevenção da doença. 

Advertisement

Sabia que até 28% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis? Sendo assim, a prática de atividade física regular, como recomendado pela Organização Mundial de Saúde, (75 minutos de atividade aeróbica intensa ou 150 minutos de atividade moderada por semana), a manutenção do peso ideal, bem como evitar o consumo de bebidas alcoólicas, são medidas importantes.

Além da prática regular de exercícios físicos, manter uma dieta equilibrada é requisito primordial de um estilo de vida saudável.

A alimentação deve ser baseada em alimentos da natureza, como as frutas, verduras e legumes, cereais integrais e leguminosas, sementes e castanhas, carnes, ovos, leite e derivados, azeite e óleos não refinados. Ou seja, alimentos in natura ou minimamente processados. 

Evitar o consumo de açúcares, alimentos refinados, temperos prontos, margarina e produtos industrializados processados e ultraprocessados, que são ricos em aditivos alimentares que causam danos à saúde. 

Controlar a ingestão de sal, embutidos e óleos refinados, como óleo de soja, milho, girassol e canola. Além de evitar o consumo frequente de frituras.

Substitua as embalagens plásticas que contêm compostos químicos tóxicos ao organismo por embalagens de vidro, inox ou cerâmica. Nunca aqueça alimentos em embalagens de plásticos ou utilize bebidas quentes em copos plásticos para evitar a contaminação com o bisfenol A. 

Evite o uso de produtos cosméticos, principalmente desodorante, com alumínio na composição. O alumínio é um metal pesado que pode gerar toxicidade quando acumulado no corpo. 

Beber muita água ao longo do dia é fundamental, assim como evitar o consumo excessivo de café ou outras bebidas com cafeína e refrigerantes. 

Procure fazer as refeições em ambiente tranquilo, comer com calma e ter uma boa mastigação para que o corpo consiga digerir adequadamente os alimentos. 

O que define o seu estilo de vida é o que você faz na maior parte do tempo. Portanto, procure manter uma rotina alimentar saudável 80% da semana. 

Sua saúde é sua responsabilidade. O autocuidado é individual e intransferível.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: Outubro Rosa 
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui