Fernanda Dias: Será que comemos a quantidade ideal de proteína por dia?

Não descuide do consumo de proteína, pois é um nutriente fundamental para nossa saúde, bem-estar e longevidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de Malidate Van: https://www.pexels.com/pt-br/foto/comida-de-bife-769289/

A proteína é um macronutriente de extrema importância para o funcionamento do organismo. Ela é responsável pelo desenvolvimento de tecidos, manutenção das estruturas corporais, hipertrofia muscular, regula o apetite, participa da produção de hormônios, enzimas, neurotransmissores, dentre outras funções. 

Basicamente a proteína é necessária para todas as reações metabólicas do nosso corpo. E quando paramos para analisar o consumo diário de proteína baseado na alimentação padrão da população brasileira, não chegamos nem perto dos níveis ideais. 

O hábito alimentar do brasileiro é comer pão com manteiga e café ou pingado no café da manhã; arroz, feijão, carne e salada no almoço; sanduiche de pão com queijo, sopa de legumes ou torrada com requeijão e chá no jantar. 

Tem sido cada vez mais raro as pessoas repetirem o padrão da refeição de almoço também no jantar. E isso, a meu ver, tem provocado consequências negativas na nossa saúde. Um jantar feito na forma de lanche não garante o equilíbrio dos nutrientes necessários para uma refeição completa. Falta proteína e vegetais para tornar essa refeição mais nutritiva e balanceada. 

Advertisement

Carboidratos e gorduras conseguimos comer de forma suficiente ou muitas vezes até mais do que deveríamos ingerir por dia. Quanto mais processada e industrializada for a dieta, mais extrapolamos as calorias provenientes de gorduras e carboidratos e deixamos a proteína deficiente causando desequilíbrios no nosso sistema. 

Para garantir um consumo proteico adequado, é importante que a proteína esteja presente em pelo menos três refeições do dia, café da manhã, almoço e jantar. Não é complicado comer proteína suficiente quando nosso hábito alimentar se baseia em comida de verdade. 

Como aumentar a proteína nas refeições? Por exemplo: incluir ovos, queijo ou iogurte no café da manhã já enriquece a refeição com mais proteína. Almoço e jantar na forma de comida incluindo leguminosas como feijões, ervilha, lentilha, grão de bico, soja e/ou uma fonte de proteína animal como carne, frango ou peixe. 

Dessa forma conseguimos atingir os níveis mínimos que o organismo precisa para funcionar adequadamente e garantir mais saúde ao nosso corpo. Para praticantes de atividade física, as quantidades necessárias são ainda maiores, sendo importante individualizar o consumo e muitas vezes suplementar com proteína em pó quando o consumo através da alimentação não for suficiente. 

Não descuide do consumo de proteína, pois é um nutriente fundamental para nossa saúde, bem-estar e longevidade. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: Será que comemos a quantidade ideal de proteína por dia?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui