Fernanda Dias – Vinagre de maçã: para que serve e como utilizar?

O vinagre de maçã é um alimento poderoso, mas para colher todos os benefícios para a saúde depende de uma alimentação equilibrada

Foto de olia danilevich: https://www.pexels.com/pt-br/foto/vidro-copo-saudavel-caseiro-5471920/

O vinagre de maçã é um alimento fermentado em que o resultado da fermentação é a presença de ácido acético, pectina, polifenóis, minerais e outros nutrientes que conferem a esse alimento propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, hipoglicemiante e antimicrobianas.

Esse líquido fermentado pode ser produzido em casa ou comprado em supermercados ou lojas de produtos naturais. O vinagre de maçã é um alimento fácil de ser incluído na alimentação do dia a dia, seja no tempero de saladas ou até a ingestão dele puro diluído em água para melhor aproveitamento de seus benefícios.

É mais recomendado fazer o uso do vinagre de maçã orgânico, livre de pesticidas e toxinas que podem se acumular no corpo e fazer mal à saúde. Além disso, os antioxidantes como os polifenóis ficam mais concentrados quando o vinagre é produzido à partir de maçãs orgânicas.

Benefícios do vinagre de maçã

Aliado no emagrecimento

O ácido acético e a pectina, que é uma fibra solúvel, presentes no vinagre de maçã lentificam a absorção intestinal dos carboidratos da dieta melhorando a ação da insulina pelo corpo. Além disso, ele aumenta a saciedade promovendo um efeito interessante para reduzir o apetite e auxiliar na perda de peso.

Controle do diabetes

O vinagre de maçã possui ação hipoglicemiante, isto é, reduz a liberação de glicose no sangue, atuando no controle da glicemia. Obviamente esses efeitos são potencializados em uma dieta equilibrada. Nenhum alimento tem um impacto tão positivo diante de uma alimentação inadequada.

Melhora a digestão

A presença de fibras e ácidos faz com que o vinagre de maçã melhore sintomas de má digestão, refluxo gastroesofágico, azia e sensação de peso no estômago após as refeições.

Protege o fígado

Pela presença de compostos fenólicos com propriedades antioxidantes, o vinagre de maçã previne o acúmulo de gordura e facilita a eliminação de toxinas e de gordura pelo corpo, sendo um aliado no tratamento de esteatose hepática.  

Previne o desenvolvimento de bactérias e fungos

Com ação antimicrobiana, o vinagre de maçã auxilia no controle do crescimento exagerado de bactérias e fungos pelo organismo. Ótimo aliado no tratamento de candidíase, infecções urinárias, gastrointestinais e de pele. Atua na melhora da qualidade da pele podendo ser auxiliar no tratamento de acne. 

Retarda o envelhecimento

Os polifenóis presentes no vinagre de maçã são antioxidantes potentes que ajudam o corpo a neutralizam os radicais livres gerados pela poluição, má alimentação, estresse, toxinas e outras substâncias que aceleram o envelhecimento celular e cutâneo. 

Previne doenças cardiovasculares

Com propriedades antioxidante e anti-inflamatória, o vinagre de maçã protege os vasos sanguíneos minimizando o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose. Além disso, ajuda na redução do LDL colesterol e triglicerídeos, prevenindo derrame e infarto.

Como utilizar o vinagre de maçã?

Além do uso culinário em receitas e tempero de saladas, o vinagre de maçã pode ser usado:

  1. Ao acordar pela manhã, diluir 1 colher sopa de vinagre de maçã em 200ml de água natural para potencializar a digestão e funcionar como uma estratégia antioxidante matinal prolongando o período de jejum otimizando a utilização de gordura como fonte de energia para o corpo.
  • De 5 a 10 minutos antes das refeições principais, diluir 1 colher sopa de vinagre de maçã em 100ml de água para promover saciedade e facilitar a digestão dos alimentos. Além disso, ajuda no controle da carga glicêmica da refeição, prevenindo picos de glicose no sangue.
  • Aplicar na pele embebido em um algodão como um tônico ajuda no controle da acne. Deixe agir por alguns segundos, lave o rosto e seque com uma toalha. Nunca aplicar o vinagre diretamente na pele para evitar queimaduras, sempre faça a diluição em água.

A diluição recomendada para ingerir o vinagre de maçã é de pelo menos 1 colher de chá e no máximo 1 colher de sopa em um copo de água por dia.  O uso em excesso pode provocar uma irritação gástrica, prejudicar o esmalte dentário e reduzir a pressão arterial devido a maior eliminação de potássio pelo organismo.

O vinagre de maçã é um alimento poderoso, mas para colher todos os benefícios para a saúde depende de uma alimentação equilibrada.

Formada pelo Centro Universitário Newton Paiva - Belo Horizonte, com Pós graduação em Nutrição Esportiva Funcional pelo VP Centro de Nutrição Funcional - Rio de Janeiro. É Nutricionista do BNDES (Nutrendo), Consultoria Nutricional do Programa de Treinamento online Treinando em casa com o Rafa @personalrafamachado, , Nutricionista do Projeto Social Avante @projetoavante_ e Nutricionista parceira do N Comidas (marmitas saudáveis e balanceadas) @n.comidas_n.comidas
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui