Fernanda Dias: Você anda sem energia? Entenda as principais causas do cansaço excessivo

O cansaço pode ser um sinal de que algo maior esteja acontecendo no seu corpo. Não ignore este sintoma

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Muitas vezes o cansaço não é por excesso de trabalho ou uma noite de sono mal dormida. Na maior parte das vezes esse cansaço é crônico, isto é, ele não passa quando você dorme melhor ou tem um ritmo normal de trabalho. Esse tipo de cansaço está relacionado à deficiências nutricionais, hábitos alimentares não saudáveis, uma rotina de vida desregulada, desequilíbrios hormonais, dentre outros fatores.  

O sono é o pilar fundamental para garantir energia e disposição física e mental, mas ele não é a única fonte de investigação quando buscamos encontrar resposta para o cansaço excessivo. É primordial fazer a higiene do sono, isto é, se preparar para dormir bem, porém todos os seus hábitos e atividades durante todo o dia impactam como será sua noite de sono. 

Vivemos num mundo cheio de estímulos, estresse físico e mental, poluição ambiental e sonora, demandas que excedem nossa capacidade de resolução ao longo do dia e outras infinitas perturbações que podem sugar nossa energia. E como contraponto, precisamos nutrir nosso corpo para nos reequilibrar.

Não existe outra forma de recarregar as energias a não ser através da alimentação. Os alimentos fornecem os nutrientes que o organismo precisa para funcionar de maneira adequada. Sem a nutrição correta, não há energia vital.

Advertisement

Além do sono desregulado, as causas mais comuns de cansaço crônico são:

Anemia, disbiose intestinal, hipotireoidismo, dieta hipocalórica ou pobre em nutrientes, alteração hormonal, resistência à insulina e inflamação crônica. Todos esses desequilíbrios estão diretamente relacionados à alimentação e estilo de vida.

Buscar ter mais energia através de estimulantes, como café, chá verde, chá preto, chá mate, refrigerante a base de cola, energético ou até cápsulas de cafeína não é uma alternativa interessante. Essas substâncias dão uma falsa sensação de energia e em excesso podem prejudicar o metabolismo provocando piora na qualidade do sono, aumento de ansiedade, depleção de micronutrientes, alteração na pressão arterial e desequilíbrio de hormônios como insulina e cortisol.

Para vencer o cansaço e aumentar a energia vital precisamos corrigir padrões alimentares inadequados, estabelecer uma rotina diária mais saudável, praticar exercício físico frequentemente, ter um sono de melhor qualidade e controlar o estresse do dia a dia. E como fazer tudo isso?

Desde o momento que acordamos até a hora de se deitar temos possibilidades de incluir práticas de cuidados com a saúde. Seja ficar em silêncio durante alguns momentos do dia, comer com calma em ambientes mais acolhedores, estabelecer rotinas de horários para acordar, se alimentar, se exercitar e dormir. 

É possível controlar muitas variáveis que causam o cansaço, às vezes não todas, ou não todas ao mesmo tempo. O importante é fazer algo positivo dentro do que está ao seu alcance, como por exemplo, uma alimentação mais nutritiva, rica em frutas, vegetais, alimentos integrais, evitando o consumo de produtos industrializados e açúcares, reduzindo a ingestão de bebida alcoólica, bebendo mais água ao longo do dia. Coisas simples e eficientes.

Procure ser mais ativo e pratique exercício físico com regularidade. Se exponha ao sol por alguns minutos. Se importe mais com a qualidade do seu sono e sempre que possível busque meditar para controlar o estresse e a agitação.

Fácil não é. Tudo que vale a pena na vida, dá trabalho conquistar. E saúde também é assim, não adoecemos de repente. O cansaço pode ser um sinal de que algo maior esteja acontecendo no seu corpo. Não ignore este sintoma!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: Você anda sem energia? Entenda as principais causas do cansaço excessivo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui