Fernanda Dias: Zinco, vitamina C e própolis. 3 nutrientes para aumentar a imunidade

A natureza nos presenteia com todos os nutrientes que são indispensáveis à saúde e ao equilíbrio da fisiologia humana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Com a chegada do frio vem a necessidade de reforçar a imunidade para evitar gripes e resfriados comuns nessa época. E muito mais do que pensar na proteção para a estação do ano, precisamos continuar atentos na prevenção contra a covid-19 que ainda não foi controlada e segue aumentando o número de novos casos. 

Para garantir a imunidade fortalecida, um conjunto de fatores precisam ser levados em consideração. As prioridades são manter uma alimentação nutritiva e equilibrada, um sono de qualidade, a prática regular de atividade física, exposição ao sol e o controle do estresse.

São rotinas e hábitos saudáveis diários que vão promover uma saúde potente para que possamos enfrentar as adversidades que nosso corpo é exposto diariamente, seja vírus, bactérias, estresse, temperatura, estação do ano; dentre outros agentes causadores de agressão.

Como nem sempre conseguimos controlar todas as circunstâncias que podem abalar nossa imunidade, podemos dar um reforço através da alimentação aumentando a ingestão de alimentos fontes de zinco e vitamina C, por exemplo.

Esses nutrientes tem propriedades antioxidantes que modulam o sistema imunológico ajudando o corpo a combater os radicais livres. As principais fontes de zinco são ostras, semente de abóbora, carne bovina, frango, peixe, camarão, nozes, castanha de caju e leguminosas como feijão e lentilha.

Já a vitamina C está presente em maior quantidade nas frutas cítricas como acerola, kiwi, limão, laranja, tangerina, mamão, morango; nos vegetais como brócolis, pimentão vermelho, vagem, agrião, couve, couve-flor e folhas de beterraba.

Para garantir um melhor efeito antioxidante,  o consumo de fontes de vitamina C ou de suplementação se for o caso, deve ser fracionado pelo menos 3 vezes ao longo do dia em baixas dosagens para manter as concentrações plasmáticas adequadas. Doses mais altas administradas uma única vez não serão totalmente absorvidas, porém, exercem uma ação antioxidante local melhorando a microbiota intestinal.

O própolis é uma resina coletada pelas abelhas para proteger as comédias  contra bactérias, vírus e fungos. Rico em compostos fenólicos, possui ação antioxidante e imunomoduladora, isto é, aumentam as defesas do organismo reduzindo o estresse oxidativo. Em gotas ou cápsulas, o própolis se torna

bem-vindo quando o assunto é aumentar a imunidade. Doses de 10 a 20 gotas ao dia ou 1 cápsula concentrada já suficiente para promover esses benefícios. Lembrando que o uso contínuo desse ativo não é recomendado, pois o corpo precisa desenvolver seu próprio sistema de defesa naturalmente sem o constante auxílio de substâncias que interferem na resposta imunológica.  

A natureza nos presenteia com todos os nutrientes que são indispensáveis à saúde e ao equilíbrio da fisiologia humana. Busque se aproximar dos alimentos in natura para aumentar o aporte de vitaminas, minerais, fitoquímicos e outros ativos que ajudam na modulação da imunidade.

Um consumo diário de 2 a 3 porções de frutas e a inclusão de vegetais variados nas refeições de almoço e jantar são quantidades suficientes para a manutenção da saúde de forma geral. Em casos de suplementação, procure um profissional de saúde para um tratamento individualizado e seguro.   

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fernanda Dias: Zinco, vitamina C e própolis. 3 nutrientes para aumentar a imunidade

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui