Nesta sexta-feira (23/10), a tradicionalíssima Festa da Penha, uma das principais celebrações religiosas do Rio de Janeiro, na Zona Norte da capital fluminense, completa 385 anos de existência. Para comemorar a simbólica data, e também os 134 anos da região da Leopoldina, a Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha promoverá uma missa, às 17h, presidida pelo pároco Thiago Sardinha.
A celebração ocorrerá sem presença de público e será transmitida ao vivo através das redes sociais da Igreja da Penha. Após a missa, haverá uma queima de fogos em homenagem aos respectivos aniversários.
E as comemorações não terminam nesta sexta. No domingo (25/10), a partir das 10h, acontecerá outra missa, desta vez na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio, que será comandada pelo cardeal Dom Orani Tempesta.
Posteriormente à celebração, uma carreata sairá do local em direção à Penha levando a imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha. No Santuário, será servido churrasco (R$ 15 por pessoa) ao som de grupos musicais. Vale ressaltar que todo o protocolo de segurança será seguido à risca, com distanciamento entre as mesas.
Missas drive-in fazem sucesso entre os fiéis
Em meio ao período de distanciamento social que ainda estamos vivendo, a Igreja da Penha passou a adotar, recentemente, missas em formato drive-in, que acontecem aos domingos, às 18h30.
Para participar, é necessário se inscrever previamente no site oficial do Santuário. Os ocupantes de cada veículo devem fazer parte do mesmo núcleo familiar, não sendo permitido dar carona a terceiros e também sair dos carros. A Eucaristia é distribuída seguindo as recomendações da Arquidiocese do Rio.
SERVIÇO
Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha
- Endereço: Largo da Penha, 19 – Penha – Rio de Janeiro/RJ
- Telefone: (21) 3219-6262
- Site