Festa de encerramento do festival literário ‘Energia para Ler’ celebra a cultura no interior do RJ

Evento percorreu 10 municípios das regiões Norte, Serrana e Leste, levando arte e entretenimento a cidades do interior do estado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Festa Energia para Ler 2023 (Fotos Lucas Santos)

Fazedores de cultura, prefeitos e secretários municipais se reuniram na última sexta-feira (8/12) para celebrar o encerramento da 3ª Temporada do Festival Literário Energia para Ler, que percorreu 10 municípios das regiões Norte, Serrana e Leste, levando cultura e entretenimento a cidades do interior do estado. Foram quatro meses de estrada e mais de 80 mil pessoas beneficiadas com uma variedade de apresentações, incluindo teatro, saraus, cafés literários, animações e espetáculos musicais.

Neste ano, o festival passou pelas cidades de São Francisco de Itabapoana, Bom Jesus de Itabapoana, Cantagalo, Cordeiro, Macuco, Duas Barras, São José do Vale do Rio Preto, Tanguá, Rio Bonito e Itaboraí. Em 2024, o movimento deve passar por mais dez cidades do interior do estado do Rio de Janeiro.

Hoje é motivo de celebração, porque somos educadores, artistas e escritores e acreditamos no livro como protagonista na formação de todos nós. Esse é o mote do Energia, fazer um mix de cultura e educação, motivando a todos por onde passamos sobre a importância da leitura e do amor à cultura. Nas cidades visitadas, é bonito ver a criança, o jovem com o livro nas mãos. Isto tem muita importância. Nós acreditamos que o livro deveria ser incluído na cesta básica. Todo esse movimento vai gerando um envolvimento que desperta o gostinho pela leitura e o encantamento pelo universo fascinante das histórias”, explica Rodrigo Lobo, um dos produtores do Festival.

Durante o evento, o prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, enalteceu a importância das cidades do interior receberem o Energia para Ler. “Sou muito grato à Enel e à Secretaria de Estado de Cultura por nos trazerem esse festival grandioso. A cidade é outra depois da passagem deste movimento. Nossa rede de educação foi transformada depois do Energia; eles energizaram de verdade nossa cidade e já estamos colhendo os frutos”.

Advertisement

Leia também

Progressistas dividido entre Bolsonarismo, Eduardo Paes e Marcelo Queiroz – Bastidores do Rio

Custas judiciais aumentaram 45% no estado do Rio de Janeiro nos últimos dois anos

Nós temos com a Enel uma parceria ideal. Enquanto celebramos o encerramento do Energia aqui, tem uma carreta de coisas chegando em cidades do interior graças a essa parceria com a empresa. A gente entende que o estado do Rio de Janeiro é um só e que as pessoas não devem ser privilegiadas por conta do seu CEP. Não buscamos locais olhando para o número de habitantes da região, mas queremos promover em todos os territórios, assim como fizemos em Macuco este ano, a menor cidade do estado. O Energia garante esta interação. Os artistas locais com os regionais, as secretarias municipais dialogam com outras redes, e o resultado de tudo isto é permitir o acesso aos bens culturais às pessoas no ambiente onde vivem”.

Segundo a diretora de relações institucionais da Enel, Andreia Andrade, a intenção da empresa é levar o festival aos 66 municípios fluminenses onde a empresa tem a concessão.

É com muita satisfação que estamos no terceiro ano, e 25 cidades já foram contempladas com esse festival que traz muita alegria e muda a vida das pessoas. Esse é o grande segredo do Energia para ler. É esse tipo de projeto que a Enel investe, patrocina e quer continuar patrocinando cada vez mais. Nossa expectativa é atender todos os 66 municípios da nossa área de concessão”, garante Andreia.

O festival é realizado pela Motivos Produções com o patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei de incentivo à Cultura. A responsável pela pasta, a secretária Danielle Barros, esteve no evento e ressaltou a democratização e fortalecimento da cultura do interior do estado, por onde o projeto acontece desde 2021.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festa de encerramento do festival literário 'Energia para Ler' celebra a cultura no interior do RJ

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Festa de encerramento do festival literário 'Energia para Ler' celebra a cultura no interior do RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui