Festa do Morango com Chocolate acontece em Nova Friburgo

Morango com chocolate! Essa combinação de comer rezando será tema do evento gastronômico que promete movimentar a cidade de Nova Friburgo no próximo mês, nos dias 12 e 16 de outubro, no Nova Friburgo Country Clube.

“Estamos retomando após a pandemia e chegamos a nossa 7ª edição, que será no Country Club, com toda a infraestrutura, o conforto e a segurança já conhecidos do local. O evento nasceu da parceria com os produtores de morango de Nova Friburgo, que são o grande destaque da festa. Vamos ter ainda opções de atividades para toda a família, com recreação infantil, aulas de culinárias e também de arranjo floral, entre outros, já que, junto com o festival, acontece também a exposição de flores. A região é conhecida também pela sua diversidade de atrativos culturais, turísticos e naturais, o que com certeza vai complementar a experiência do turista na cidade”, explica Édson Almeida, diretor da Teia de Eventos, organizadora do festival.

Os ingredientes em si dispensam explicação, mas o que nem todo mundo sabe é que Nova Friburgo é o maior produtor de morango do estado do Rio de Janeiro e conta com cerca de 50 produtores. Só no ano de 2021, foram mais de 1200 toneladas. A fruta, combinada com o chocolate (tema do festival), é matéria prima para a produção gastronômica local, a partir do preparo de tortas, geleias, espetinhos da fruta banhados e até a famosa coxinha de chocolate.

E tudo isso poderá ser desfrutado ao longo de cinco dias de evento, que contará ainda com recreação infantil e programações culturais.

A atividade ganhou força e organização a partir de 2009, quando foi fundada a Amorango, Associação dos Produtores de Morango de Nova Friburgo. Hoje, a maior parte da produção está concentrada no distrito de Campo do Coelho, com cultivo feito em estufas de forma suspensa do solo. Alguns espaços permitem visitação e se tornaram ponto de parada obrigatório para turistas e visitantes, fomentando o turismo na região.

Outra produção local que encanta os visitantes também integra a programação. Durante o evento, acontece uma grande exposição, com workshop e venda de flores, já que a região também se destaca entre os maiores produtores do país. São mais de 180 produtores, que no ano de 2021 comercializaram em torno de três milhões e quinhentos mil maços. Astromelia, Crisâmtemo, Rosa, Tango, Aster, Lisianthus e Gypsophila concentram os maiores volumes de produção.

O evento é realizado pela Teia de Eventos, com apresentação da Amorango, patrocínio da Unimed Serrana e da Energisa e apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, Nova Friburgo Convention, Country Clube, Acianf, Sindturismo Nova Friburgo, Concessionária Rota 116 e Cresol.

Site: www.festadomorangocomchocolate.com.br

Formado em administração, Alan Victor é carioca apaixonado pelo Rio de Janeiro. Em 2016 criou o Rio Fácil, onde aborda temas como gastronomia, hotelaria, turismo e eventos. Ele também é responsável pela assessoria de imprensa e relações públicas de grandes eventos e empresas.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui