O movimento de saída é intenso nas estradas e rodovias do Rio de Janeiro com a chegada das festas de fim de ano e das férias escolares. Quem pretende aproveitar na Região dos Lagos encontra o momento ideal para viajar. A movimentação cresce, impulsionada pelo desejo de curtir a praia e a virada do ano com atrações.
A Lamsa, concessionária responsável pela Linha Amarela, estima que cerca de 1,5 milhão de veículos passem pela via expressa, que conecta a Barra da Tijuca ao Fundão, até o dia 1º de janeiro, devido às comemorações de fim de ano. A empresa divulgou uma previsão com os horários de maior fluxo de veículos.
Na Ponte Rio-Niterói, a Ecoponte calcula que aproximadamente dois milhões de veículos devem atravessar até o dia 2 de janeiro, em direção à capital fluminense ou às cidades das regiões dos Lagos e Serrana.
Na BR-101, cerca de 640 mil veículos são esperados entre Niterói e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Já na RJ-124, a Via Lagos, que conecta Rio Bonito a São Pedro da Aldeia, a expectativa é de mais de 652 mil motoristas até domingo, dia 5.
Na rodovia Presidente Dutra (BR-116), que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, cerca de 200 mil veículos devem trafegar nos próximos dias, intensificando o fluxo neste período.