Festival Breaking do Verão 2024 acontece na Praia de Copacabana

Festival contará com alguns dos principais b-boys e b-girls de diferentes partes do mundo, em três dias de disputas no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Rudá Albuquerque/Divulgação

Neste ano, o Breaking estreia nas Olimpíadas de Paris. Dança esportiva que vem ganhando cada vez adeptos no Brasil, o Breaking é um dos elementos que compõem o Hip Hop. Em janeiro, nos dias 19, 20 e 21, o festival ‘Breaking do Verão’, o maior do país, está de volta para a sua terceira edição, agora em um novo espaço: uma arena montada em plena Praia de Copacabana, na altura da Avenida Princesa Isabel.
O festival contará com atletas convidados, além dos vencedores nas eliminatórias na competição. Com o intuito de democratizar ainda mais o BDV, pela primeira vez o Breaking do Verão realizou Cyphers em Fortaleza, em setembro, e Manaus, em outubro. No dia 19 de janeiro acontecerá a Cypher Rio. Os vencedores das eliminatórias de cada região vão competir lado a lado com os grandes nomes do Breaking mundial, nos dias 20 e 21/01.

Serão 16 b-boys e 16 b-girls. Entre os b-boys, estão confirmados nomes como b-boy Phill Wizard, atleta Campeão Panamericano 2023 e integrante da Seleção do Canadá, que conquistou vaga para os Jogos Olímpicos 2024; b-boy Lil Zoo, natural de Marrocos, que atualmente mora na Áustria e representa o país nas competições, é membro da tripulação do El Mouwahidin e já conquistou o título do Red Bull BC One, em 2018; o japonês b-boy Hiro10, campeão Freestyle Sessions 2023, em Los Angeles; e b-boy Nordiamon, russo,campeão do The World Battle 2023.
 

Dos atletas nacionais, estarão b-boy Rato, integrante da Seleção Brasileira, mineiro e atual campeão do Breaking do Verão; b-boy Luan San, de São Paulo, integrante da Seleção Brasileira, do Time Petrobras e atual campeão brasileiro de Breaking; e o b-boy Bart, atual vice-campeão do Red Bull BC One Brasil e outros.

Entre as b-girls, nomes internacionais como a russa b-girl Kastet, atual campeã do Breaking do Verão; a colombiana b-girl Luma, representante da Seleção da Colômbia e vice-campeã dos Jogos Pan-Americanos 2023; b-girl Stefani, nascida na Ucrânia e radicada no Reino Unido, atual campeã do Red Bull BC One Last Chance Paris 2023; b-girl Carlota, representante da seleção da França e campeã do Red Bull BC One Cypher 2022; e b-girl Ana Fúria, da Seleção da Espanha. Destacam-se das atletas brasileiras a paulista b-girl Toquinha, integrante da Seleção Brasileira, do Time Petrobras e campeã do Red Bull BC One Cypher Brasil 2023; a paraense b-girl Mini Japa, atual campeã brasileira de Breaking; entre outras.
 

Advertisement

Estamos muito felizes com a terceira edição do Breaking do Verão. Pela primeira vez teremos entre os convidados b-boys e b-girls vencedores das Cyphers Fortaleza e Manaus, tornando a disputa ainda mais democrática. Também estamos de casa nova, a Praia de Copacabana, em pleno ano de Olimpíadas. Acreditamos que esse movimento será importante para divulgar ainda mais o esporte e torná-lo mais próximo do grande público”, afirma Fernando Bó, idealizador do Breaking do Verão.

O time de jurados será composto pelo árbitro internacional e membro da Comissão de Arbitragem do Departamento de Breaking b-boy Migas; b-boy Ruda, artista trans mineiro que já representou o Brasil em 3 mundiais de Breaking, é coordenador do Núcleo de Pesquisa e História Integrante da Escola Drop Education e dançarino do Cirque du Soleil Bazzar; o colombiano b-boy Arex; b-boy Xisco, da Holanda; e a b-girl Movie One, da Espanha.

A música é um elemento fundamental para o Breaking, ela quem dá o ritmo às disputas. Durante um campeonato, quem escolhe as faixas é o DJ e o show apresentado é todo pensado no momento presente. No BDV 2024, os DJs à frente das carrapetas serão Nobunaga, Def e MF. As MCs Aline e Ayesca e o MC Uiu serão os responsáveis por manter a energia da galera lá em cima.

Realizado pelo Grupo Fábrica, o evento é apresentado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Petrobras. O BDV conta com o patrocínio de Cheetos® e Sprite e apoio da G-Shock.


BREAKING DO VERÃO – PROGRAMAÇÃO

18/01 (quinta-feira)

14h – Petrobras Breaking Day


19/01 (sexta-feira)

14h – Cheetos® apresenta BDV Cypher Rio

20/01 (sábado)

10h – Workshop com o b-boy Xisco

14h – Oitavas e Quartas de Final (SPORTV)

21/01 (domingo)

09h45 – Finais (TV GLOBO, dentro do Esporte Espetacular)

14h – Sprite apresenta Passinho & Breaking

  • SERVIÇO
  • Datas: 18 a 21/01
  • Local: Praia de Copacabana (altura da Av. Princesa Isabel)
  • Entrada: Gratuita (Arena sujeita a lotação)
  • Classificação: Livre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festival Breaking do Verão 2024 acontece na Praia de Copacabana
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Festival Breaking do Verão 2024 acontece na Praia de Copacabana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui