Neste domingo, o Festival de Arte e Sustentabilidade (FAS) promete reunir um público fã de música brasileira e de práticas ambientais no MAC, em Niterói, entre 10h e 21h. Com shows, debates socioambientais, área gastronômica vegana e oficinas, o evento gratuito contará com o apoio de diversas empresas que visam promover experiências marcantes e conhecimento sobre descarte de resíduos eletrônicos, orgânicos e outros hábitos sustentáveis.
Uma das apoiadoras do evento, a Circoola (https://www.circoola.com.br/), estará presente no FAS com um estande totalmente voltado para a conscientização do público sobre a forma correta de descartar resíduos eletrônicos. O local contará com interações digitais, brindes para que o público possa aproveitar ainda mais o festival e um coletor, onde as pessoas poderão levar materiais como pilhas, baterias, celulares, carregadores, caixinhas de som e outros eletrônicos para descartar.
União das empresas cariocas por um RJ mais sustentável
A startup carioca vem crescendo nos últimos meses, batendo recordes de reciclagem desses materiais no Rio de Janeiro e em Niterói e se colocando como uma facilitadora no dia a dia dos moradores da Região. A Circoola (https://www.instagram.com/circoolabrasil/) realiza coletas domiciliares de resíduos eletrônicos através de agendamentos no site de forma totalmente gratuita e também oferece serviços para empresas que desejam implementar práticas socioambientais.
Produtora e idealizadora do FAS, Flávia Salles, falou sobre a importância de contar com o apoio de empresas como a Circoola no Festival. Parceiros, que na visão da organizadora estão alinhados quanto aos seus objetivos com o meio ambiente e conscientização do público por práticas sustentáveis.
Foto: Paula Vieira
“A primeira coisa que começamos a buscar para produzir o FAS foram parceiros sustentáveis, no sentido de estarem com a gente no movimento de cuidados com os resíduos gerados no evento, mas também de aproximar a sociedade com empresas que cuidam de diversos tipos de resíduos de forma apropriada. Contar com a Circoola, que é uma startup que cuida dos resíduos eletrônicos gerados pelas pessoas e empresas, que não sabem muitas vezes como descartar de forma correta, além de outros parceiros, é imprescindível para que a gente possa realmente fazer um festival de música brasileira sustentável, que é nosso intuito”, explicou Flávia Salles.
A idealizadora do FAS ainda acrescentou que o objetivo dessa aproximação é gerar impactos positivos no evento, mas também ao longo prazo.
“Queremos que essa aproximação tenha um impacto positivo a longo prazo em Niterói e em outras regiões, para que as pessoas possam procurar pela empresa no seu próximo descarte. Isso também é uma das missões do festival”, explicou a produtora.
Além das empresas parceiras, o FAS contará com a participação do Secretário Municipal do Clima, Luciano Perez, e com a Subsecretaria de Cidadania e Economia Criativa, Walkiria Nictheroy como mediadores de painéis do evento.
Circoola visa conscientização pelo descarte correto de eletrônicos em Niterói
Head de Operações da Circoola, Lucas Palazzo, acredita que a presença da empresa no evento pode estimular ainda mais o público a tirar suas dúvidas sobre resíduos eletrônicos e ampliar o conhecimento sobre o atendimento da cooperativa para o descarte gratuito na Região.
“É muito legal participar de um evento como o FAS, porque é bacana falar para um público que já tem essa consciência social e ambiental e se interessa por sustentabilidade. A Circoola busca sempre estar alinhada com esse público, então estaremos no festival para as pessoas conhecerem mais sobre o que a gente faz. Vale considerar que muita gente acumula lixo eletrônico em casa porque não sabem a maneira correta de descartar, não conhecem empresas que prestam esse tipo de serviço de coleta e reciclagem, como fazemos gratuitamente”, explicou Lucas Palazzo.
Na visão do porta-voz da empresa, o público terá a oportunidade de saber mais sobre a reciclagem de resíduos eletroeletrônicos, que ainda é pouco conhecida. Porém, é um setor que pode revolucionar o estado do Rio de Janeiro, colocando a região como uma das que mais reciclam esse tipo de material no Brasil, que é o quinto maior gerador de lixo eletrônico do mundo.
“Acredito muito que a nossa presença vai ajudar a expandir esse conhecimento sobre resíduos eletrônicos, o problema que é descartar do jeito errado e como isso prejudica o meio ambiente. Estar em eventos é uma das formas que vejo de colocar a Circoola no dia a dia das pessoas, principalmente como o FAS, que está totalmente alinhado com o nosso propósito”, concluiu.
Veja abaixo a programação completa do FAS Niterói:
10:00 – Oficina de Produtos de Limpeza Naturais
com MIMOS Cosméticos e Orquestra da Grota
11:00 – Debate: Sustentabilidade e Justiça Social
com Walkíria Nictheroy (Subsecretaria de Cidadania e Economia Criativa de Niterói) e o coletivo Favela Verde
11:30 – Roda de Côco
com Ciência Mestra
12:00 – Oficina de Gastronomia Vegana
Com Mariana Menezes – Chef do restaurante Moringa
13:00 – Bate-Papo Guardiões da Terra: Conhecendo a História Guarani
com a Cacique Jurema Nunes e Tupã Nunes da etnia Guarani-Mbyá, e Tatiana Fukui da Silveira
14:00 – Apresentação de Maracatu
com Baque Mulher
14:30 – Debate: Ações Locais, Impacto Global: O Legado de Niterói
com Luciano Paez (Secretário Municipal do Clima de Niterói), o app Conexão Circular e a Roda Verde Compostagem
15:30 – Oficina de Compostagem Caseira
com Roda Verde
16:00 – Show da Banda Saoko
Música Latina
17:30 – Show Nêgamanda
Reggae, MPB
18:30 – Show Silvan Galvão
Carimbó
20:00 – Show Júlia Vargas e Forró de Pontuada
Forró