Festival do Café acontece no Museu da República neste fim de semana

Em sua 20ª edição, o evento busca fomentar relações reunindo pequenos produtores de cafés especiais, cafeterias, torrefações, e gastronomia harmonizada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A 20ª edição do Festival do Café promete ser a maior já realizada. O evento, que ocorre nos dias 11 e 12 de março, no Museu da República, Zona Sul do Rio de Janeiro, além de celebrar a bebida, busca fomentar relações reunindo pequenos produtores de cafés especiais, cafeterias, torrefações, e gastronomia harmonizada, como: queijos, doces, cervejas com cafés, artesanatos feitos com cafés em suas composições.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro vai marcar presença no festival. A ação, desenvolvida pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento por meio da EMATER-RIO e da PESAGRO-RIO, terá como objetivo resgatar e fortalecer a cultura cafeeira do estado com o tema “Muito Prazer, Café Especial do Rio de Janeiro” destacando a produção de qualidade fluminense.

Nesta 20ª edição, o Festival, que tem entrada gratuita, conta com espaço temático para dar visibilidade aos agricultores familiares do Rio de Janeiro, que não são de grande conhecimento do público geral, mas que possuem trajetórias grandiosas – algumas delas recentes, outras de famílias que produzem a bebida como uma atividade familiar centenária.

Para o Secretário Estadual de Agricultura do Rio de Janeiro, Flávio Campos, o Estado avança para um novo patamar na produção agrícola e cada parceria é fundamental: “é um projeto que me foi apresentado pela EMATER-RIO, ao lado do presidente Marcelo Costa, e visa resgatar a história do Rio de Janeiro. Não podemos deixar que o Rio continue sendo visto como um lugar que não produz cafés especiais, principalmente conhecendo a nossa tradição nesta cultura“.

Advertisement

A ideia é exatamente dar ênfase aos cafés especiais do Rio de Janeiro e utilizar esse local como vitrine para consumidores que, normalmente, não teriam oportunidade de conhecê-los. No espaço dedicado à EMATER-RIO, o entusiasta conhecerá histórias de todos os cafés especiais presentes no evento, e poderá, de hora em hora, degustar cafés de diferentes regiões do estado: cada um com sua peculiaridade.

Para os mais apaixonados pela bebida, além da degustação, haverá a palestra “Experiências Sensoriais dos Cafés do Rio de Janeiro”, exposição sensorial no auditório do Festival, organizada com senhas distribuídas no momento para quem quiser prestigiar.

Organizador e idealizador do evento, Luiz Fernando Villela é um entusiasta do universo cafeeiro e profundo conhecedor da história da cafeicultura no estado. Dessa forma, ele enfatiza a necessidade para resgatar essa tradição que ficou presa no passado:

O Estado do Rio de Janeiro já ostentou o título de maior produtor mundial de café há muitos anos. Hoje, somos o quinto estado em volume de produção. Através dos cafés especiais, o Rio de Janeiro quer e precisa resgatar a sua história. E o Festival do Café, abraça essa iniciativa, apoiando a agricultura familiar do nosso estado“, afirma.

Serviço

Evento: Festival do Café – 20ª edição
Data: 11 e 12 de março
Horário: a partir das 10h
Local: Museu da República, R. do Catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro – RJ
Programação completa: https://bit.ly/m/FestivaldoCafe

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festival do Café acontece no Museu da República neste fim de semana
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Festival do Café acontece no Museu da República neste fim de semana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui