Festival do Conhecimento da UFRJ discute vacinas brasileiras contra a COVID-19

O evento conta com especialistas da Fiocruz, Butantan e UFRJ. A coordenadora das pesquisas da UFRJ-Vac, Leda Castilho, é uma das convidadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pesquisadores no desenvolvimento da UFRJ-Vac. Imagem: Divulgação/Coppe UFRJ

Especialistas das principais instituições de pesquisa em saúde do país se reúnem hoje, dia 12/07, das 17h às 19h, no Festival do Conhecimento da UFRJ para falar das vacinas brasileiras contra a Covid-19 e o futuro dos imunizantes. Participam do evento os pesquisadores Marco Krieger, da Fiocruz, Paulo Lee Hoo, do Instituto Butantan, Amilcar Tanuri e Leda Castilho, da UFRJ – coordenadora das pesquisas da UFRJ-Vac.  

Desenvolvida contra o vírus da Covid-19, a vacina está em fase final de estudos pré-clínicos – quando a testagem ainda é restrita em animais. “Se tudo der certo, ela deve entrar em estágio clínico – quando a vacina é testada em humanos – até o final deste ano”, conta Leda Castilho. 

Futuros Possíveis e vozes plurais 
Com o tema “Futuros Possíveis”, a 2ª edição do Festival do Conhecimento vai até a próxima sexta, dia 16/07. Até lá serão mais de mil atividades – entre rodas de conversa, debates e shows – e expectativa de mais de 30 mil participantes. Convidados ilustres, como o ator Lázaro Ramos, o escritor Daniel Munduruku, a cantora Teresa Cristina e a ministra do STF, Cármen Lúcia, são algumas das atrações. 

Inteligência artificial, cidades sustentáveis, afrofuturismo, diversidade e meio ambiente estão entre os temas que compõem o evento. 

Advertisement

O Festival do Conhecimento tem essa preocupação de trazer a diversidade de vozes para o debate da cultura, da ciência e da produção de conhecimento. A gente vai ter a participação de lideranças indígenas, de vozes da cultura que vêm das periferias e favelas. Não existe futuro sem pluralidade e a UFRJ é esse lugar de produção do conhecimento a partir das várias perspectivas possíveis” – explica Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ, setor responsável pela realização do evento.

Shows e programação
Com um show a cada dia de programação, o Festival recebe nesta segunda, dia 12/07, o sambista Pretinho da Serrinha, às 19h. Ao longo da semana também se apresentam Margareth Menezes, Urias e Teresa Cristina. Para conferir a programação, acesse este link. 

SERVIÇO:
Festival do Conhecimento UFRJ – Futuros Possíveis
Quando: de 12/07 até 16/07
Onde: Youtube da Extensão; Youtube da UFRJ e no Facebook da UFRJ
Programação e inscrições neste link.
Evento online e gratuito

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festival do Conhecimento da UFRJ discute vacinas brasileiras contra a COVID-19
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Festival do Conhecimento da UFRJ discute vacinas brasileiras contra a COVID-19
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui