Tem início nesta quinta-feira (06/10) a nova edição do Festival do Rio. O evento, que ocorre até o próximo dia 15, terá quase 200 títulos nacionais e internacionais em sua programação.
O Festival do Rio terá alguns dos filmes mais esperados, comentados, raridades e estrangeiros exibidos nos principais festivais ao redor do mundo, além dos brasileiros que concorrem ao Troféu Redentor.
Entre as produções mais aguardadas estão ”Argentina 1985”, ”Noites de Paris” e ”My Policeman”. O festival destaca ainda ”Grito de Horror”, ”Piggy” e ”O Menu”.
O diretor Breno Silveira, que faleceu em maio deste ano, também será homenageado com a exibição de Dois Filhos de Francisco.
As sessões acontecem em diversos pontos da cidade como no Circuito Estação NET de Cinema, no Kinoplex São Luiz, e o retorno ao clássico Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro, na Cinelândia. O público ainda ganha a volta do cinema ao ar livre na Praia de Copacabana.
Programação
A seleção internacional traz filmes de diretores consagrados como Amos Gitai (Uma Noite em Haifa/Laila in Haifa), Frederick Wiseman (Um Casal: Sophia e Tolstói/A Couple), Abel Ferrara (Padre Pio), Hong Sang Soo (Walk Up), Gianni Amelio (O Senhor das Formigas /Lord of the Ants), François Ozon (Peter von Kant/Peter von Kant), Lav Diaz (Quando Não Há Mais Ondas/When The Waves Are Gone) e Paul Schrader (O Contador de Cartas/The Card Counter).
Os aguardados Close (Close), de Lukas Dhont; Noites de Paris (The Passengers of the Night) de Mikhaël Hers, com Charlotte Gainsbourg; o concorrente da Argentina ao Oscar de Melhor Filme Internacional Argentina, 1985 (Argentina, 1985), de Santiago Mitre, com Ricardo Darín e Peter Lanzani; Sra. Harris Vai a Paris (Mrs. Harris Goes to Paris), de Anthony Fabian, com Isabelle Huppert; Call Jane (Call Jane), de Phyllis Nagy; Mali Twist (Mali Twist), de Robert Guédiguian; Dalíland: A Vida de Salvador Dalí (Daliland), da cultuada diretora de “American Psycho” Mary Harron ; e – acalmem as fãs – My Policeman (My Policeman), de Michael Grandage, com Harry Styles.
Os premiados Broker, de Hirokazu Kore-eda (Melhor Ator para Song Kang-ho no Festival de Cannes 2022); Nanny (Nanny) de Nikyatu Jusu (Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance 2022); Holy Spider (Holy Spider) de Ali Abbasi, com Zar Amir Ebrahimi (Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022); EO (EO) de Jerzy Skolimowski (Prêmio do Júri de Cannes 2022), com Sandra Drzymalska e Isabelle Huppert; Decisão de Partir (Decision to leave), de Park Chan-wook (Melhor Direção no Festival de Cannes 2022); e Revelando Muybridge (Exposing Muybridge), de Marc Shaffer (Melhor Roteiro Documental do Writers Guild of America 2022). Ainda se destacam o longa Raymond & Ray (Raymond & Ray), de Rodrigo García, que foi exibido em Toronto, e um retrato impressionante em Notre-Dame em Chamas (Notre-Dame on Fire), de Jean-Jacques Annaud.
O Festival do Rio está uma festa para os amantes do terror, com uma seleção que mescla clássicos com filmes super aguardados: Piggy (Piggy), de Carlota Pereda; O Menu (The Menu) de Mark Mylod, com Ralph Fiennes; Halloween Ends (Halloween Ends), de David Gordon Green; Oldboy (Oldboy), de Park Chan-Wook; Grito de Horror (The Howling), de Joe Dante.
Já para alegrar a todos, duas exibições especiais de clássicos da emoção: Priscilla, a Rainha do Deserto (The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert), de Stephan Elliott e E.T.: O Extraterrestre (E.T.: The Extra-Terrestrial), de Steven Spielberg.
A música tem destaque no Festival do Rio, tanto na seleção nacional quanto na internacional, com Cesária Évora (Cesária Évora), de Ana Sofia Fonseca; e Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song (Hallelujah: Leonard Cohen, A Journey, A Song), de Daniel Geller e Dayna Goldfine. Entre os perfis transformados em filmes, destaque para Jane Campion, A Mulher do Cinema (Jane Campion, The Cinema Woman), de Julie Bertuccelli, e Amando Patricia Highsmith (Loving Highsmith), de Eva Vitija.
A programação completa do Festival do Rio pode ser conferida aqui.