Festival do Rio segue com ‘Noites de Paris’

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
crítica noites de paris festival do rio
Filme é singelo e bonito (divulgação)

O Festival do Rio segue movimentando a cidade do Rio de Janeiro e lotando os cinemas onde tem sessões. A dica do dia é o filme francês Noites de Paris (Les Passagers de La Nuit), o qual se passa nos anos 1980, e parece realmente que foi filmado nessa época, contudo, é de 2022 e foi um dos destaques da 72ª Berlinale.

Mikhaël Hers dirige uma obra tranquila com transições lentas e tom existencialista. É a história de Elisabeth e sua família. A protagonista ganha vida em bela atuação de Charlotte Gainsbourg. É como se ela fosse uma vizinha nossa do prédio ao lado, sobrevivente de um câncer de mama, que foi deixada pelo marido e agora precisa trabalhar para cuidar dos filhos adolescentes Judith (Megan Northam) e Matthias (Quito Rayon-Richter).

Ela consegue um emprego como atendende de telefone em um programa de rádio noturno e conhece Talulah (Noée Abita), de 18 anos, que vive pelas ruas. Em seguida, decide levá-la para casa sem saber que isso afetará diretamente seu filho, um jovem poeta.

A noite de Paris é também um personagem do filme que fala de conexões humanas, bondade e relacionamentos. É nostalgicamente bonito e com aroma de esperança. Há um cenário político por trás de tudo que gera otimismo na atmosfera do filme e até a importância do voto está lá em uma cena.

Advertisement

Amores e decepções permeiam o longa, assim como a vida de todos nós. É fácil se identificar com os personagens. As inseguranças e fraquezas humanas se fazem presentes, mas o poder das relações genuínas e da preocupação com o próximo podem salvar vidas. Sim, filmes como esse nos fazem crer novamente que a gentileza é uma arma potente e cada vez mais necessária em um mundo onde a intolerância e o egoísmo crescem.

Que as noites de Paris, a cidade luz, possam iluminar as mentes cariocas.

Serviço:

Noites de Paris (Les Passagers de La Nuit)

Quinta, 13/10 – 17:00 – Estação NET Gávea 4
Sexta, 14/10 – 21:30 – Reserva Cultural Niterói 2

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festival do Rio segue com 'Noites de Paris'
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Festival do Rio segue com 'Noites de Paris'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui