Festival do Rio segue com ‘Noites de Paris’

crítica noites de paris festival do rio
Filme é singelo e bonito (divulgação)

O Festival do Rio segue movimentando a cidade do Rio de Janeiro e lotando os cinemas onde tem sessões. A dica do dia é o filme francês Noites de Paris (Les Passagers de La Nuit), o qual se passa nos anos 1980, e parece realmente que foi filmado nessa época, contudo, é de 2022 e foi um dos destaques da 72ª Berlinale.

Mikhaël Hers dirige uma obra tranquila com transições lentas e tom existencialista. É a história de Elisabeth e sua família. A protagonista ganha vida em bela atuação de Charlotte Gainsbourg. É como se ela fosse uma vizinha nossa do prédio ao lado, sobrevivente de um câncer de mama, que foi deixada pelo marido e agora precisa trabalhar para cuidar dos filhos adolescentes Judith (Megan Northam) e Matthias (Quito Rayon-Richter).

Ela consegue um emprego como atendende de telefone em um programa de rádio noturno e conhece Talulah (Noée Abita), de 18 anos, que vive pelas ruas. Em seguida, decide levá-la para casa sem saber que isso afetará diretamente seu filho, um jovem poeta.

A noite de Paris é também um personagem do filme que fala de conexões humanas, bondade e relacionamentos. É nostalgicamente bonito e com aroma de esperança. Há um cenário político por trás de tudo que gera otimismo na atmosfera do filme e até a importância do voto está lá em uma cena.

Amores e decepções permeiam o longa, assim como a vida de todos nós. É fácil se identificar com os personagens. As inseguranças e fraquezas humanas se fazem presentes, mas o poder das relações genuínas e da preocupação com o próximo podem salvar vidas. Sim, filmes como esse nos fazem crer novamente que a gentileza é uma arma potente e cada vez mais necessária em um mundo onde a intolerância e o egoísmo crescem.

Que as noites de Paris, a cidade luz, possam iluminar as mentes cariocas.

Serviço:

Noites de Paris (Les Passagers de La Nuit)

Quinta, 13/10 – 17:00 – Estação NET Gávea 4
Sexta, 14/10 – 21:30 – Reserva Cultural Niterói 2

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui