No próximo sábado (19/10), a partir das 14h, a Rua Barão de Jacuí, em Oswaldo Cruz, será palco de diversas expressões de cultura, moda, gastronomia, cinema e música, tudo aberto ao público e com entrada gratuita. Idealizado pela cineasta Rossandra Leone a proposta é que o Barão Festival seja um grito de resistência, uma reafirmação da potência criativa das comunidades negras e periféricas.
Com programação diversa, o festival promete reunir arte e experiências que dialogam diretamente com a realidade das periferias cariocas. Um dos destaques será a exposição de arte a céu aberto, com curadoria de Melissa Alves, que escolheu as obras de oito artistas que retratam o cotidiano e as lutas das comunidades.
Outro destaque será o desfile de moda organizado por Bernardo Cordeiro, sócio da marca suburbana Pormenor. E não poderia faltar música. O palco terá roda de samba e apresentações de artistas como DG, que participou do programa “Não era só mais um Silva”, da TV Globo; e Negawal, que faz um resgate das raízes da música preta com influências de R&B, jazz, soul, samba, pop e funk. Além disso, DJs como Daya prometem agitar o evento com sets de pop, funk e black music.
O festival será uma oportunidade para saborear a culinária local, com pratos preparados por moradores da região. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no Instagram oficial @baraofestival.