Festival em Paraty: Casa das Meninas presta homenagem à Nova Orleans ao sabor da Jambalaya

Entre os dias 23 e 26 de maio a Casa das Meninas Charcutaria Terra & Mar de Paraty, vai receber o Bourbon Festival, prestando uma homenagem a Nova Orleans, com uma receita tradicional da região, a Jambalaya

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Jambalaya, prato típico de Nova Orleans

Berço do Jazz, Nova Orleans sempre famosa pelas bandas de jazz marchando pelas ruas tocando música ao vivo. Improvisação e ritmo contagiante, Louis Armstrong, Fats Domino como apenas alguns dos moradores ilustres, Nova Orleans é uma mistura de culturas, incluindo a africana, a europeia e a caribenha. Isso se reflete não só na sua música, como em toda a cultura da cidade, incluindo a Gastronomia com culinária Cajun e Creole.

Amantes das carnes defumadas e embutidas e dos frutos do mar, a culinária Cajun tem muita coisa em comum com a Creole, com diferenças de ingredientes, como o tomate e as gorduras utilizadas, bem como suas origens. A Cajun é de origem da comunidade Acadiana de Quebec, Canadá, descendente de colonos franceses expulsos que migraram para a região da Louisiana, Estados Unidos, e combina a cozinha francesa e espanhola. Enquanto a Creole tem origem na influência francesa em suas colônias em países caribenhos como o Haiti.

“Seguindo os tradicionais arrozes da Casa das Meninas, trazemos a Jambalaya, prato típico de Nova Orleans é uma espécie de Paella que imprime a contribuição espanhola à cultura negra de Nova Orleans”. explica a chef Anna Paula Barreto.

Advertisement

A Jambalaya traz produtos da 1ª Charcutaria Terra & Mar com terroir de Paraty, como mexilhões, boudin de peixe, linguiça calabresa defumada – fazendo as vezes da andouille – charcutaria típica da região -, e o lombinho da casa regado aos legumes e à santíssima trindade de Nova Orleans: cebola, aipo e pimentão, e será preparada e servida na rua amanhã, na véspera da abertura oficial do Bourbon Festival, dia 23/5 (quinta), a partir das 18:30h, com buffet, em que o cliente repete quanto quiser, por R$ 90. A proposta é um abre alas para o Bourbon Street Festival em Paraty passar. Tudo isso é feito ali no Centro Histórico, enquanto Anna recebe a chef Jade Veronese e as duas conversam sobre a culinária Cajun e Creole de Nova Orleans. E, durante os dias do evento (de 24 a 26/5), os apaixonados pela culinária típica Cajun e Creole, também poderão desfrutar de seu sabor por R$60 reais/o prato.

Acompanhado de muito jazz, da playlist da Maria Claudia, que vai criar um clima de Bourbon Street, com a projeção de cenas de jazz, Bourbon street e Nova Orleans, na frente da loja.

Serviço:
Casa das Meninas Charcutaria Terra & Mar
Aberto: De quinta a domingo, das 16h às 23h
Endereço: Centro Histórico
Rua Comendador José Luiz, 11-B
@casadasmeninascharcutaria

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festival em Paraty: Casa das Meninas presta homenagem à Nova Orleans ao sabor da Jambalaya
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui