Festival em Petrópolis homenageia o fado, expoente da cultura portuguesa

Festival “Fado em Cidades Históricas” promete promover a lusofonia e conexões criativas com as históricas cidades de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e Ouro Preto, em Minas Gerais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Prefeitura de Petrópolis

O Festival “Fado em Cidades Históricas” promete promover a lusofonia e conexões criativas com as históricas cidades de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e Ouro Preto, em Minas Gerais. O evento chega para realizar encontros que estreitam vínculos culturais tendo como referência as influências portuguesas, africanas e dos povos originários, com a devida consciência dos fatos, celebrando nossas raízes e memórias, juntando fados, batuques e lundus.

O festival é uma homenagem ao fado, expoente da cultura portuguesa, considerado pela UNESCO como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, conectamos outros Patrimônios Imateriais, como o chorinho e o samba.

A curadoria é da empreendedora cultural Connie Lopes, também idealizadora do consagrado festival Back2Black. O repertório homenageia com apresentações de convidados, como a fadista contemporânea Ana Moura, uma das mais conhecidas e respeitadas de Portugal; a grande artista de interpretação marcante Raquel Tavares; a musicista Marta Pereira da Costa com sua guitarra portuguesa, que se junta em show inédito à violonista Samara Líbano, acompanhada de seu violão de sete cordas.

Em meio a espaços abertos e cenários históricos, a brasilidade ganha destaque com o bandolinista e compositor Hamilton de Holanda; o Clube do Choro de Belo Horizonte; a concertista Rosana Lanzelotte; e as apresentações da Orquestra Maré do Amanhã do Rio de Janeiro e da Orquestra Padre Simões de Ouro Preto, com participações de solistas convidados, como Jessica Areias e Natasha Llerena. O encontro de línguas portuguesas também contará com a presença do musicólogo português Rui Vieira Nery, além de um “Sarau Decolonial de Poesia”.

Advertisement

Serviço
Gratuito – Festival multicultural Fado em Cidades Históricas

Petrópolis – RJ
Local: Palácio de Cristal
Data: 18 e 19 de maio
Classificação: Livre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festival em Petrópolis homenageia o fado, expoente da cultura portuguesa
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Festival em Petrópolis homenageia o fado, expoente da cultura portuguesa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui