O Festival Internacional de Cinema Feminino, FEMINA, está em sua 14ª edição no CCBB Rio de Janeiro até 18 de dezembro. Com entrada franca, o evento reúne mais de 30 filmes dirigidos por mulheres cis, trans e pessoas não-binárias de 35 países e oito estados brasileiros. Ganham destaque as produções brasileiras como ‘Eu deveria estar feliz’, de Claudia Priscilla, e ‘Sua Majestade, o passinho’, de Carol Correia e Mannu Costa, além de filmes internacionais como ‘Upwards Tide’, da austríaca Daniela Zahlner, e ‘De onde nasce o Sol’, da espanhola Gabriele Stein. Um destaque especial é o inédito ‘Canções de Terra’, da diretora norueguesa Margreth Olin.
A programação, com entrada gratuita, não se limita apenas às exibições, oferecendo também sessões especiais e seminários sobre temas como violência contra a mulher e desigualdade de gênero. Os filmes serão avaliados por dois júris distintos: um para produções nacionais e outro para filmes internacionais. A cerimônia de encerramento, em 18 de dezembro, vai homenagear a diretora Laís Bodanzky.
O FEMINA é promovido pelo Instituto de Cultura e Cidadania Feminina, organização sem fins lucrativos, com o propósito de divulgar e promover o trabalho das mulheres no cinema e na cultura. Desde 2006, o festival aborda questões de gênero e exibe filmes de pessoas trans e não-binárias. Paula Alves, Diretora e Produtora do festival, destaca a importância de abordar temas como desigualdade e feminismo, oferecendo filmes relevantes e de forma gratuita para toda a população.
O evento também inclui o Seminário FEMINA, que, em 2023, será realizado em parceria com o Generis – Grupo de Pesquisas sobre Gênero, Sexualidades, Reprodução e suas Interseccionalidades. O seminário abordará temas como fontes de dados e pesquisas em gênero, identidades e sexualidades; desigualdades de gênero no trabalho, ciências e educação; e o estudo da violência contra as mulheres.
Duas sessões especiais merecem destaque: no dia 17 de dezembro, será exibido o longa “Direito Dela”, da diretora Saodat Ismailova, nascida no Uzbequistão. No dia seguinte, o documentário “Kevin”, de Joana Oliveira, será apresentado com libras e legendagem descritiva.
O CCBB Rio de Janeiro, sede do evento, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade, inaugurado em 1989. Com uma programação plural em diversas áreas culturais, o centro cultural tem mantido sua relevância ao longo dos anos.
Confira a programação completa no site do FEMINA.
Serviço:
FEMINA – Festival Internacional de Cinema Feminino
13 a 18 de dezembro de 2023
Sala de Cinema 1
Entrada Gratuita
Ingressos disponíveis a partir das 9h do dia de cada sessão, na bilheteria fisica ou no site do CCBB.
Endereço: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Rua Primeiro de Março 66, Centro