Festival FEMINA 2023 destaca cinema feminino no CCBB Rio

O evento reúne mais de 30 filmes dirigidos por mulheres cis, trans e pessoas não-binárias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Festival Internacional de Cinema Feminino, FEMINA, está em sua 14ª edição no CCBB Rio de Janeiro até 18 de dezembro. Com entrada franca, o evento reúne mais de 30 filmes dirigidos por mulheres cis, trans e pessoas não-binárias de 35 países e oito estados brasileiros. Ganham destaque as produções brasileiras como ‘Eu deveria estar feliz’, de Claudia Priscilla, e ‘Sua Majestade, o passinho’, de Carol Correia e Mannu Costa, além de filmes internacionais como ‘Upwards Tide’, da austríaca Daniela Zahlner, e ‘De onde nasce o Sol’, da espanhola Gabriele Stein. Um destaque especial é o inédito ‘Canções de Terra’, da diretora norueguesa Margreth Olin.

A programação, com entrada gratuita, não se limita apenas às exibições, oferecendo também sessões especiais e seminários sobre temas como violência contra a mulher e desigualdade de gênero. Os filmes serão avaliados por dois júris distintos: um para produções nacionais e outro para filmes internacionais. A cerimônia de encerramento, em 18 de dezembro, vai homenagear a diretora Laís Bodanzky.

O FEMINA é promovido pelo Instituto de Cultura e Cidadania Feminina, organização sem fins lucrativos, com o propósito de divulgar e promover o trabalho das mulheres no cinema e na cultura. Desde 2006, o festival aborda questões de gênero e exibe filmes de pessoas trans e não-binárias. Paula Alves, Diretora e Produtora do festival, destaca a importância de abordar temas como desigualdade e feminismo, oferecendo filmes relevantes e de forma gratuita para toda a população.

O evento também inclui o Seminário FEMINA, que, em 2023, será realizado em parceria com o Generis – Grupo de Pesquisas sobre Gênero, Sexualidades, Reprodução e suas Interseccionalidades. O seminário abordará temas como fontes de dados e pesquisas em gênero, identidades e sexualidades; desigualdades de gênero no trabalho, ciências e educação; e o estudo da violência contra as mulheres.

Advertisement

Duas sessões especiais merecem destaque: no dia 17 de dezembro, será exibido o longa “Direito Dela”, da diretora Saodat Ismailova, nascida no Uzbequistão. No dia seguinte, o documentário “Kevin”, de Joana Oliveira, será apresentado com libras e legendagem descritiva.

O CCBB Rio de Janeiro, sede do evento, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade, inaugurado em 1989. Com uma programação plural em diversas áreas culturais, o centro cultural tem mantido sua relevância ao longo dos anos.

Confira a programação completa no site do FEMINA.

Serviço:

FEMINA – Festival Internacional de Cinema Feminino

13 a 18 de dezembro de 2023

Sala de Cinema 1

Entrada Gratuita 

Ingressos disponíveis a partir das 9h do dia de cada sessão, na bilheteria fisica ou no site do CCBB.

Endereço: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Rua Primeiro de Março 66, Centro  

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festival FEMINA 2023 destaca cinema feminino no CCBB Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Festival FEMINA 2023 destaca cinema feminino no CCBB Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui