Festival gratuito na Biblioteca Parque Estadual comemora 10 anos do Estúdio Escola

Iniciativa voltada para às aulas de animação tem mudado a vida de jovens artistas cariocas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Falta pouco para a Biblioteca Parque Estadual, no Centro, no Rio de Janeiro, sediar o “Festival Estúdio Escola de Animação 10 anos”. Gratuito, a partir das 9h30, o evento, que acontece no próximo dia 4, celebra o décimo aniversário do programa que vem transformando a vida de jovens artistas do Rio de Janeiro.

Feira de artes, workshops, avaliação de portfólios com profissionais convidados do Copa Studio e Combo Studio, exibição de filmes produzidos por estúdios brasileiros e curtas-metragens produzidos pelos alunos do Estúdio Escola, além da edição especial do “Papo Reto”; com participação de Zé Brandão (Copa Studio), Marcelo Pereira (Combo Studio), Paulo Muppet (Birdo Studio), Deley (Mandabusca), Cecília Ramos, Luiza de Souza, Silva João, Célia Catunda, Marcelo Marão, Andrés Lieban, fazem parte da programação destinada, principalmente, para jovens artistas e apaixonados por animação.

Paco do Ouvidor Festival gratuito na Biblioteca Parque Estadual comemora 10 anos do Estúdio Escola
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Segundo Zé Brandão, sócio-diretor do Copa Studio e diretor criativo do programa, o ponto de partida para a criação do Estúdio Escola de Animação (EEA), foi a compreensão quanto a urgência de profissionais qualificados no mercado da animação. “Quando cursava o segundo grau, não sabia o que ia fazer da vida. Foi muito importante quando um ilustrador de livros foi na minha escola. Anos depois, já no mercado – ainda como animador – pensei que seria importante ir nas escolas e mostrar para esses jovens que a animação era uma oportunidade real de profissão”, ressaltou.

Foi com essa  passagem pelas unidades escolares, que começou a parceria entre Baluarte Cultura e Copa Studio. “Essa etapa de sensibilização foi fundamental para consolidarmos o projeto e fazer com que acreditássemos ainda mais no seu potencial transformador. O Estúdio Escola de Animação cresceu, amadureceu, se reinventou e contribuiu para a inserção no mercado de 40% dos mais de 390 jovens que passaram pela nossa formação profissionalizante gratuita. Hoje, alguns desses trabalham para grandes estúdios”, afirma Paula Sued, diretora de produção da Baluarte Cultura.    

Advertisement

Vencedor do ‘1º Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global’, sendo reconhecido como uma importante iniciativa no fortalecimento do ODS 4 – Educação de Qualidade e ODS 8 – Emprego Decente e Crescimento Econômico, em 2019, desde 2012, o Estúdio Escola fomenta o mercado de animação do país através da educação profissionalizante seja por meio de formação presencial gratuita ou cursos livres online com preços acessíveis. Com o objetivo de promover ainda mais diversidade e inclusão, nos últimos três anos, por exemplo, 80% dos alunos qualificados durante a formação gratuita são mulheres e pessoas negras.

Com experiência em produções como o “Irmão do Jorel”, Milena Batalha destaca: “Entrei no estúdio dos meus sonhos após terminar a formação no EEA. E isso só foi possível porque produzimos portfólios nas aulas e criamos uma grande rede de contato com os professores e alunos, que se tornam amigos para a vida. Eu consegui provar pra minha família que a arte pode ser uma carreira estável e rentável, com carteira assinada e tudo”, disse a assistente de supervisão de rigging no Copa Studio.

Para Marina Vasconcelos, que chegou ao programa como aluna e hoje atua como uma das professoras, foi através do EEA que ela conheceu um pouco melhor sobre o segmento. “Quando ingressei, em 2014, eu já fazia design na faculdade e sentia que queria ser ilustradora, mas não sabia que era tão possível trabalhar com animação no Brasil. Serviu muito para eu entender as especificidades da carreira”, revelou a supervisora do departamento de Arte do Copa Studio.

Paula acredita que este programa reforça a missão de toda equipe e parceiros do programa. “Nosso propósito é transformar pessoas e gerar impactos positivos no mundo. O festival oportuniza ampliarmos a comunidade Estúdio Escola de Animação (EEA) disseminando a animação brasileira, contribuindo para a formação de plateia e a profissionalização desse mercado. Estamos preparando tudo com muito cuidado e carinho para que seja um grande encontro entre jovens artistas e profissionais da animação, e que o Festival sirva de inspiração e motivação a todos que estiverem conosco nesse dia”, concluiu.

Serviço:
Local: Biblioteca Parque Estadual | End.: Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Data: 04 de fevereiro de 2023
Horário: entre 9h30h e 20h
Ingressos: Gratuitos |  https://bit.ly/Festival10anosEEA (retirada no Sympla e sujeito à lotação)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festival gratuito na Biblioteca Parque Estadual comemora 10 anos do Estúdio Escola
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Festival gratuito na Biblioteca Parque Estadual comemora 10 anos do Estúdio Escola
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui