Festival ‘HackTudo’ chega com novidades que mesclam tecnologia, entretenimento e cultura  

O evento, que ocorre na próxima quinta-feira (26/10) até domingo (29/10), na Cidade das Artes, oferece atividades presenciais e gratuitas, além de democratizar o acesso à cultura e ao entretenimento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Um dos festivais de cultura digital mais renomados do país, o “HackTudo” está de volta, em sua sétima edição, com uma programação repleta de inovações e atrações que entrelaçam o mundo da tecnologia, arte e entretenimento. O evento, que ocorre na próxima quinta-feira (26/10) até domingo (29/10), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, oferece atividades presenciais e gratuitas, prometendo cativar o público de todas as idades, além de democratizar o acesso à cultura.

Idealizado pela Araucária Agência Cultural e com a direção e curadoria de Miguel Colker, o evento busca promover a inclusão social e digital, despertando o interesse pelo mundo tecnológico de forma lúdica e informativa. O festival apresenta uma ampla gama de atrações que dão nome aos seus espaços distintos.

No “HackDrones” acontecem emocionantes corridas de drones, no “HackMaker” encontram-se inovações artísticas da cultura maker, enquanto o “HackLab” abriga um laboratório de oficinas criativas, no “HackGo” os participantes mergulham em atividades de realidade aumentada e na “HackExpo” exposições interativas e instalações imersivas cativam o público. O “HackDelas” é dedicado às mulheres, que estão cada vez mais presentes no festival e no mercado digital.

Miguel Colker compartilha: “Nosso objetivo é mostrar como a tecnologia está aliada à cultura e vice-versa. O público está mais aberto e conectado às mudanças digitais que estão acontecendo. Queremos que todos tenham esse acesso à tecnologia e ao conhecimento, com oportunidades de vivenciarem o virtual com a arte e, por isso, fazemos um festival gratuito e diversificado.”

Advertisement

Nesta edição, o HackTudo traz inovações emocionantes. O público terá a oportunidade de mergulhar nas obras do pintor impressionista Vincent Van Gogh, como “Quarto em Arles”, “Campo de Trigo sob um Céu Tempestuoso”, “Terraço do Café à Noite” e “Noite Estrelada” graças à realidade virtual. Os visitantes podem explorar cada detalhe das obras, em uma experiência única e imersiva.

Uma outra atração destaque é a “Parede de Escalada” com oito metros de altura, que simula uma placa mãe de computador, baseada na imagem “Deusa da Net” do fotógrafo Cafi, pai de Miguel Colker. E esta atração convida os visitantes a explorar a exposição adjacente, que reúne dados e imagens sobre arte e sustentabilidade.

O evento também eleva a qualidade das atrações em “HackDrones” com um circuito diferenciado e novos obstáculos para as corridas de drones, juntamente com oficinas para quem deseja aprender a pilotar. E além disso, o espaço “HackGo” promete experiências de realidade aumentada, caça ao tesouro, distribuição de brindes e oficinas tecnológicas.

A novidade desta edição de 2023 é a aguardada “Conference” que está marcada para o primeiro dia do evento, na quinta-feira (26/10) que trará uma série de painéis e palestras inéditas, destacando-se por ser exclusivamente protagonizada por profissionais mulheres renomadas no mercado de inovação e tecnologia. O painél será intitulado como “Inteligência Artificial, um Labirinto de Possibilidades” e contará com a presença de figuras influentes.

Esta conferência abordará um dos temas mais comentados da atualidade. E convidados como Dora Kaufman, professora na PUC-SP e especialista em Inteligência Artificial; Cris Bartis, cofundadora da Plataforma Mamilos; Tatiane Moreira, especialista em Segurança da Informação na Petrobras; Carina Ameijeiras, Líder de Data & Analytics na Amazon AWS; Ana Cláudia Vasconcelos, Gerente da Divisão de Modelos Analíticos e Inteligência Artificial na Dataprev; Taciana Melcop, Gerente Sênior de Engenharia na OLX; Aline Sredni, Chefe de Gabinete do CEO do WhatsApp na Meta, entre outras profissionais notáveis. A curadoria desse evento é de responsabilidade do especialista em marketing digital, Bruno Parodi. Os ingressos para a conferência estão disponíveis no site do festival: hacktudo.com.br/conference.

O Hacktudo é realizado pela Araucária Agência Cultural e apresentado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Tem o patrocínio master da Meta, e conta também com o patrocínio da Petrobras, Mosaico, BNY Mellon, Universidade Veiga de Almeida, Bemobi, Leroy Merlin, OLX, Escola Suíça, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. E além disso, o festival tem apoio da Dataprev, Domingues e Pinho Contadores, Brasas, Delphos, Prill Tecnologia e Mapma. E apoio institucional do WeWork e Cidade das Artes.

Serviço:

  • Local: Cidade das Artes – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, RJ
  • Dias: 26 de outubro, 12h às 19h.
  • Ingressos em: hacktudo.com.br/conference
  • Dias 28 e 29 de outubro, das 14h às 22h. Entrada gratuita.
  • Confira a programação completa em: www.hacktudo.com.br.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festival 'HackTudo' chega com novidades que mesclam tecnologia, entretenimento e cultura  
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Festival 'HackTudo' chega com novidades que mesclam tecnologia, entretenimento e cultura  
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui