Festival interativo no Palacete do Jardim Botânico promete arte para todas as idades

Festival pensado para a interação entre pais e filhos, Maquinaria faz sua estreia em abril no Instituto Brando Barbosa com conceito inédito no país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Evento Maquinaria - fábrica de memórias (Foto: Divulgação)

Um casarão cercado de arte por todos os lados. Escultura, pintura, literatura, teatro e a natureza. Esse encontro vai acontecer a partir do dia 6 de abril, e em todos os sábados e domingos do próximo mês, no Instituto Brando Barbosa, um dos mais belos imóveis do Rio de Janeiro, conhecido por ocupar um quarteirão inteiro do bairro do Jardim Botânico. O palacete, que já abrigou algumas edições da mostra de decoração Casa Cor, será a sede da Maquinaria, festival cultural que pretende reunir adultos e crianças a partir de atrações e atividades pensadas para que a família inteira se divirta junto.

O projeto foi idealizado pelo casal Mariana Friedheim e Ian Costa. Ela é designer e estilista. Ele, fotógrafo. Os dois não sabiam mais como renovar o repertório dos filhos de 3 e 5 anos e resolveram apostar em uma casa criativa como a solução para conciliar a liberdade sonhada pelos meninos com a segurança desejada pelos pais. Assim surgiu o festival e a programação montada para integrar as diferentes gerações a partir da cultura.

A primeira edição tem previstas mais de 30 atrações, para adultos e crianças dos 2 aos 14 anos. Uma biblioteca imersiva do Harry Potter foi montada pela editora Rocco. Há um palco para apresentações diárias de teatro. Uma grande exposição de arte contemporânea ocupará quatro salas do palacete com curadoria de Elis Valadares, uma das fundadoras da ArtRio, e obras de artistas como Carlos Vergara, Raul Mourão, José Bechara, Anna Bella Geiger e Rubens Gerchman, entre outros. A livraria Janela se instalará à beira da piscina com contadores de histórias. Deborah Colker vai fincar seu centro de movimento ali, assim como o estúdio fotográfico Babuska e o Nima, Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC-Rio, que promete juntar pais e filhos para o cultivo das plantas.

É programação intensa, mas com respiros. O festival também vai ter aulas de meditação e yoga nos jardins, área gastronômica com opções para todos os paladares, toalhas e cestas de piquenique para um tempo de qualidade, diversão e arte.
Serviço:
Nome: Maquinaria – fábrica de memórias
Período: finais de semana, de 6 a 14 de abril
Horário: Das 10h às 18h. A entrada será permitida até às 15h
Classificação: Livre (todas os bebês e crianças devem estar acompanhados do responsável)

Advertisement

Endereço: Instituto Brando Barbosa – Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico

Bilheteria: Sympla – https://bileto.sympla.com.br/event/91775/d/244055/s/1663664

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festival interativo no Palacete do Jardim Botânico promete arte para todas as idades
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Festival interativo no Palacete do Jardim Botânico promete arte para todas as idades
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui