Festival Internacional FotoRio 2013 no Espaço Ernani Arte e Cultura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Fantasma da Mquina de Pedro Stephan Festival Internacional FotoRio 2013 no Espaço Ernani Arte e CulturaConhecido como documentarista que causou rebuliço com seus ensaios provocantes “Entre Amigos & Amores, os espaços GLS do Rio” e “Luana, a Rainha da da Lapa”, Pedro Stephan entra no território dos sonhos, revelando a noite da cidade maravilhosa sob um outro prisma: imagens oníricas, surreais, enigmáticas, para além dos cartões postais e do marketing turístico.

O ensaio, feito num cruzamento de ruas em Copacabana, local emblemático da vida noturna carioca, foi realizado altas horas da madrugada, durante várias semanas, enquanto o lugar era frequentado por toda a sorte de fauna, flora e as máquinas.

Usando apenas um pincel, que tinge de negro uma parte da cena, Stephan criou um cenário onírico, onde as imagens se descolam do real. Ali toda a ação paralisada pela câmera se dá em camadas, sendo metáfora da aceleração absurda deste momento. “Humanos-máquina, vivemos conectados em tempo real, onde tudo acontece mais rápido do que podemos entender, debater ou digerir” explica o fotógrafo.

Advertisement

O artista deixou de lado o viés antropológico com que abordou temáticas tabu, como a prostituição trangênero em “A Rainha da Lapa” e desta vez mergulhou no mundo do inconsciente, mas sempre tendo como cenário a noite do Rio “O ensaio é também sobre espaço público noturno, enquanto espaço afetivo, um território habitado e carregado da memória afetiva do passado das pessoas” esclarece Stephan. Dez fotos em tamanho 1x 75 integram a exposição.

Serviço: exposição “O Fantasma da Máquina”,

Vernissage: 5 de junho, 19hs, aberto a todos.
Endereço: Espaço Ernani Arte e Cultura, rua São Clemente, 385-Botafogo-Rio de Janeiro-RJ. Fone: 21-2539-2637
Visitação: de segunda-feira a sexta das 13 ás 18hs. Entrada Gratuita.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Festival Internacional FotoRio 2013 no Espaço Ernani Arte e Cultura
Carioca da zona sul do Rio de janeiro, 33 anos, formada em comunicação social pela UniverCidade, instituição de ensino superior que na época ainda se chamava Faculdade da Cidade. Trabalha como assessora de imprensa desde 2001, quando começou fazendo clipping na empresa Atitude Comunicação. De lá para cá, acumulou mais três passagens pela empresa de Kika Gama Lobo, sendo responsável pelo atendimento de contas importantes do mercado de luxo e varejo da moda carioca e internacional. Durante dois anos integrou a equipe do Departamento de Comunicação da Divisão de Produtos de Luxo do grupo L´Óreal, gigante do mundo dos cosméticos. Sempre ligada ao universo da moda, beleza e comunicação, atualmente é sócia da empresa Image comunicação, especializada em assessoria de imprensa e conteúdo virtual com clientes também na área de cultura, artes e lazer.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui