O Festival Marazul começou hoje, dia 12 de novembro, em Niterói, com uma programação diversificada que celebra a riqueza da Música Popular Brasileira (MPB). A edição deste ano, que acontece até o dia 17 de novembro, homenageia ícones da MPB como Belchior e reúne grandes nomes da música, incluindo Guilherme Arantes, MPB4, The Fevers, 14 Bis, entre outros. O evento, com palcos distribuídos por pontos emblemáticos da cidade, é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói em parceria com a Fundação de Arte de Niterói (FAN).
Abertura do Festival Marazul e atrações do primeiro dia
Hoje, às 17h, o Theatro Municipal de Niterói abre o festival com a exposição “Imagens do Marazul”, que reúne registros fotográficos da cena musical da cidade. Às 19h, o público poderá acompanhar um talk show sobre a década de 1970 e a MPB, com nomes como Magrão e Cláudio Venturini (14 Bis), Miltinho (MPB4), Anastácia (Rainha do Forró) e Marcos Sabino, curador do festival. O evento é gratuito, com distribuição de ingressos uma hora antes.
Programação dos próximos dias
O festival continuará com diversas atrações, incluindo workshops sobre direito autoral, realizados pela União Brasileira de Compositores (UBC) no dia 13 de novembro, no Solar do Jambeiro, abertos ao público.
- 14 de novembro: A Sala Nelson Pereira dos Santos receberá o show “Nos Tempos dos Bailes” com a banda The Fevers às 20h. A exposição “Imagens do Marazul” também estará disponível para visitação.
- 15 de novembro: MPB4 celebra seus 60 anos de carreira na Sala Nelson Pereira dos Santos, às 20h.
- 16 de novembro: O Palco Marazul, na praia de Piratininga, será o cenário de uma homenagem a Belchior, com apresentação de 12 artistas niteroienses e participação especial de 14 Bis às 21h30.
- 17 de novembro: O encerramento do festival contará com a Orquestra Experimental de Sopros do Programa Aprendiz Musical às 18h, seguida do show de Guilherme Arantes às 21h no palco principal de Piratininga.
Sobre o Festival Marazul
Desde sua criação em 2022, o Festival Marazul tem consolidado Niterói como um polo cultural no Brasil, valorizando a herança musical da cidade e proporcionando uma plataforma para novos e veteranos talentos. A edição de 2024 homenageia o Clube da Esquina e a influência da cidade em grandes movimentos culturais.
“A programação deste ano amplia o tributo ao Clube da Esquina e reflete a riqueza artística de Niterói, que é uma cidade com produção cultural constante,” afirma Micaela Costa, presidenta da FAN.
Serviço
- Data: 12 a 17 de novembro de 2024
- Locais: Theatro Municipal de Niterói, Sala Nelson Pereira dos Santos, Solar do Jambeiro e Palco Marazul na Praia de Piratininga
- Ingressos: Gratuitos, com retirada antecipada para eventos com limitação de público
- Mais informações: Instagram Cultura Niterói