O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) promove até sábado (1/10), o Festival Nacional da Matemática, voltado para todos os públicos com o intuito de aproximar a matemática do cotidiano das pessoas, especialmente daquelas que rejeitam a matéria. A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro é uma das participantes do evento, que está sendo realizado na Marina da Glória.
A quinta-feira foi de visitação exclusiva para alunos de 153 escolas inscritas no festival. Nesta sexta-feira, estudantes e público em geral vão dividir as dependência do pavilhão, na Marina. A organização do evento espera receber mais de 2.000 alunos, os quais aprenderão de forma prática como usar conceitos matemáticos.
“O Rio é a cidade da matemática. Quando olhamos para esse tipo de iniciativa do IMPA, vemos harmonia com aquilo que desenvolvemos na SME e enxergamos alguns objetivos. Primeiro é engajar os alunos de uma forma mais lúdica, mostrando que a matemática pode ser um barato. O segundo objetivo é poder conectar a matemática com a criatividade. O terceiro é servir de inspiração para todos os alunos do Rio”, afirmou o secretário Municipal de Educação, Antoine Lousao.
No Festival da Matemática, muitas das áreas que usam a disciplina terão lugar para mostrar ao público a aplicabilidade dela no cotidiano. Robótica, objetos 3D, música, realidade virtual e games são alguns dos temas que serão apresentados em oficinas selecionadas, oficinas convidadas, palestras nacionais e internacionais. No evento, será possível ainda ter acesso a uma seleção variada de filmes no cineclube.
As informações são da rádio Tupi.