Fieis homenageiam Iemanjá com celebrações em Madureira e Copacabana

Festividade faz parte do calendário oficial da cidade. Comlurb montou esquema especial para recolher o material deixado nas praias, respeitando a devoção dos fieis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Devotos celebraram Dia de Iemanjá no Rio de Janeiro (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Os bairros de Madureira e Copacabana, localizados nas zonas Norte e Sul da cidade, receberem centenas de fiéis na tradicional Festa de Iemanjá, que aconteceu nesta sexta-feira (29). Os religiosos saíram em cortejo do Mercadão de Madureira, no início da tarde, rumo à Praia de Copacabana, repletos de oferendas entre flores e os graciosos barquinhos azuis, com todos os itens admirados pela divindade. A festividade faz parte do calendário oficial da cidade do Rio.

Ao todo, 400 pessoas ocuparam 12 ônibus que atravessaram a cidade para homenagear a Rinha do Mar, como o umbandista, Leandro Da Silva Fontes, de 40 anos, que participa da festa há cinco anos.

“Eu participo da festa desde 2018 e venho principalmente para celebrar Iemanjá, deixar meu barquinho, agradecer pelo ano, pelas conquistas e pedir por um próximo ano próspero. É muito importante para mim, e como estou de férias nesse período, venho todo ano”, disse Leandro ao jornal O DIA.

Também ouvido pelo veículo, o artesão Angelo Augusto ressaltou a importância de participar da festa em honra de Iemanjá, mesmo com as turbulências enfrentadas pela capital fluminense.

Advertisement

“Já é o segundo ano que participo. Com a nossa cidade tão turbulenta, sobretudo no nosso bairro de Madureira, a gente vem no intuito de agradecer o ano que finda e com o coração cheio de anseios para o próximo ano”, afirmou Angelo Augusto emocionado, acrescentando que como empreendedor trabalha diuturnamente, por isso foi até à Rainha do Mar para agradecer e “pedir que as portas do trabalho se abram, além de saúde e paz”, afirmou o artesão.

A Comlurb preparou uma operação especial, com a participação de 30 garis, para a limpeza das oferendas na orla de Copacabana, a partir da meia-noite. A operação contará com o apoio de dois tratores para remoção de resíduos. Outras praias também contarão com o serviço.

Sobre os serviços e a celebração, a Comlurb afirmou por meio de nota:

“Respeitado o direito à fé, logo após o fim das homenagens as equipes da Comlurb fazem a remoção de todo o material deixado à beira-mar ou devolvido pelas águas.”

Informações: O DIA

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fieis homenageiam Iemanjá com celebrações em Madureira e Copacabana
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Fieis homenageiam Iemanjá com celebrações em Madureira e Copacabana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui