Figura icônica de Santa Teresa estreia novo espetáculo teatral no bairro

“Minha Casa” é a nova performance teatral com Leila Viany, atriz e um dos ícones do famoso bairro de Santa Teresa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Se você já visitou o bairro de Santa Teresa, provavelmente, já se deparou em algum momento com uma senhora que caminha pelas ruas vendendo suas camisetas e livros de poesias. Certamente que você nunca imaginou quem é essa mulher e dificilmente ouviu o que ela tem a nos dizer.

Essa figura icônica do bairro, já cansada de ser conhecida e reconhecida como um “personagem de Santa”, resolveu dar a volta por cima. A atriz e artista plástica Leila Viany acaba de estrear um novo espetáculo teatral, com direção de Gilson Grosso e cenografia de Getúlio Damado, todos artistas de Santa. No palco, além de Leila, apenas o essencial estará em cena: uma cadeira cuidadosamente criada para ela. O local que receberá o espetáculo é o Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas).

O monólogo é muito sensível e tem um olhar aguçado para as relações humanas, além de trabalhar a nostalgia ao transportar o público para uma jornada de resgate das memórias de uma mulher que dedicou sua vida à arte e à hospitalidade. Com uma interpretação única, a atriz Leila Viany vai costurando suas falas entre o passado e o presente, lançando críticas à modernidade dos tempos imediatistas e fugazes. “O espetáculo tem uma atuação forte, uma pitada de grotesco e de incômodo, o que exige do público a sustentação de uma atenção, algo que é difícil nos tempos de hoje, mas que nos remete a uma metáfora da vida, que não é fácil e nem doce, exige muito de nós”, afirma o diretor Gilson Grosso.

Na trama, Leila remonta uma época em que morou na antiga casa de outra mulher conhecida no bairro, a Jupira, que era muito simpática e convidava todos para um café enquanto varria a calçada de rua. Em meio a essas lembranças, uma personagem se costura à outra. “A ideia de encenar um monólogo sobre Jupira surgiu dos pontos em comum que temos entre criador(a)e criatura — arte, artesanato, contato direto com pessoas desconhecidas nas ruas e luta diária pela sobrevivência — além da coincidência de moradia que ocorreu em tempos diferentes”, conta Leila.

A moradora Jupira morreu na década de 1990, mas com o texto criado por Leila para o teatro, Jupira revive abordando muitas questões atuais, dando a chance da autora e atriz representar outro personagem que não ela mesma. Com texto enxuto, direto e cheio de ironias, o monólogo convida à reflexão sobre a importância de preservar e valorizar as pequenas conexões humanas que fazem toda diferença durante a vida.

Mirante reinaugurado

O mirante do Parque das Ruínas, rebatizado como Parque Glória Maria em homenagem à jornalista morta em 2023, tem uma das vistas mais bonitas do bairro. Ele foi recém-inaugurado no final de setembro e fica localizado no topo do centro cultural instalado nas ruínas do palacete da mecenas da Belle Époque carioca Laurinda Santos Lobo, que descortina um cenário de tirar o fôlego da Enseada de Botafogo e da Baía de Guanabara. E o espaço, além de uma bela vista, tem teatro, centro cultural, café e vasta programação cultural.

Serviço:

“Minha Casa” – Monólogo com Leila Viany

Local: Parque Glória Maria (Parque das Ruínas)

Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa

Telefones: 21 2215-0621 | 21 2224-3922

Temporada: Dezembro a Janeiro 

Horários: 14h (aos sábados e domingos)

Entrada Franca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Figura icônica de Santa Teresa estreia novo espetáculo teatral no bairro
lapa dos mercadores 2024 Figura icônica de Santa Teresa estreia novo espetáculo teatral no bairro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui