Com a previsão de fortes chuvas atingindo o estado do Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira (22/03), o DIÁRIO DO RIO elaborou uma lista dos oito locais e bairros historicamente mais suscetíveis a alagamentos na cidade. Segundo a Climatempo, a instabilidade do tempo deve persistir ao longo do fim de semana, aumentando os riscos de inundações e deslizamentos de terra.
Catete
- A principal via do bairro, a Rua do Catete, frequentemente fica alagada, causando transtornos para motoristas, lojistas e moradores. A localização baixa do Catete e da Glória, cercados por morros e bairros mais altos, como a comunidade de Taveres Bastos e Santa Teresa, contribuem para a acumulação de água nas ruas transversais durante chuvas intensas, que viram verdadeiros corredores para o escoamento da água, até a parte baixa dos bairros.
Jardim Botânico
- Situado em uma área nobre da cidade, o Jardim Botânico enfrenta alagamentos, especialmente na Rua Jardim Botânico, bloqueando o acesso entre a Gávea e o Túnel Rebouças. A região é marcada pela alta umidade devido à sua proximidade com a Floresta da Tijuca.
Lagoa
- O Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, é vulnerável a inundações, prejudicando o trânsito na Avenida Borges de Medeiros. A lagoa transborda com frequência, cobrindo as ruas no entorno e afetando várias partes da cidade. Não se sabe o que é rua, o que é lagoa.
Praça da Bandeira
- Conhecida por suas inundações recorrentes, a Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio, viu a construção de um grande reservatório em 2015, porém, eventos posteriores mostraram que o sistema não era infalível, com a área voltando a sofrer com enchentes.
Maracanã
- O transbordamento do Rio Maracanã causa inundações na Rua Maracanã e arredores, afetando pedestres, motoristas e comerciantes. A nascente do rio nas encostas do Maciço da Tijuca contribui para o volume intenso de chuva na região. Na Praça da Vanhargem, na Tijuca, foi construído um grande reservatório, nos moldes da Praça da Bandeira, que busca contribuir para o escoamento da água durante chuvas torrenciais.
Acari
- A região do Rio Acari, na Zona Norte, enfrenta alagamentos frequentes todos os anos. A falta de infraestrutura adequada torna a comunidade vulnerável a chuvas fortes, resultando em transtornos para os moradores locais.
Avenida Brasil (Irajá)
- Trechos da Avenida Brasil, na região de Irajá, sofrem com alagamentos, causando transtornos para motoristas, comerciantes e moradores. A parte mais baixa da via, localizados entre o acesso do Trevo das Margaridas e Guadalupe contribui para o acúmulo de água durante chuvas intensas.
Jardim Maravilha (Guaratiba)
- Localizado em Guaratiba, Zona Oeste, o Jardim Maravilha é o maior loteamento residencial da América Latina. A falta de infraestrutura, como ruas não asfaltadas e ausência de rede de drenagem, torna a comunidade suscetível a alagamentos durante chuvas fortes.
Devido à previsão de chuva intensa na cidade do Rio, o prefeito Eduardo Paes (PSD) decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais, nesta sexta-feira (22/03). Os serviços essenciais permanecerão em funcionamento 24 horas. O ponto facultativo abrange os servidores de áreas administrativas não essenciais, assim como as escolas municipais, visando evitar deslocamentos durante as condições climáticas adversas.
Mas trazer uma famosinha decadência como a Madonna parece ser mais importante para a Cidade.