‘Figurinha repetida’: saiba quais os 8 locais mais vulneráveis a alagamentos no Rio

O DIÁRIO DO RIO elaborou uma lista dos bairros historicamente mais suscetíveis a alagamentos na cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Com a previsão de fortes chuvas atingindo o estado do Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira (22/03), o DIÁRIO DO RIO elaborou uma lista dos oito locais e bairros historicamente mais suscetíveis a alagamentos na cidade. Segundo a Climatempo, a instabilidade do tempo deve persistir ao longo do fim de semana, aumentando os riscos de inundações e deslizamentos de terra.

Catete

img 5639 1 ‘Figurinha repetida’: saiba quais os 8 locais mais vulneráveis a alagamentos no Rio
  • A principal via do bairro, a Rua do Catete, frequentemente fica alagada, causando transtornos para motoristas, lojistas e moradores. A localização baixa do Catete e da Glória, cercados por morros e bairros mais altos, como a comunidade de Taveres Bastos e Santa Teresa, contribuem para a acumulação de água nas ruas transversais durante chuvas intensas, que viram verdadeiros corredores para o escoamento da água, até a parte baixa dos bairros.

Jardim Botânico

img 5640 1 ‘Figurinha repetida’: saiba quais os 8 locais mais vulneráveis a alagamentos no Rio
Foto: O Globo
  • Situado em uma área nobre da cidade, o Jardim Botânico enfrenta alagamentos, especialmente na Rua Jardim Botânico, bloqueando o acesso entre a Gávea e o Túnel Rebouças. A região é marcada pela alta umidade devido à sua proximidade com a Floresta da Tijuca.

Advertisement

Lagoa

img 5643 1 ‘Figurinha repetida’: saiba quais os 8 locais mais vulneráveis a alagamentos no Rio
Foto: O Globo
  • O Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, é vulnerável a inundações, prejudicando o trânsito na Avenida Borges de Medeiros. A lagoa transborda com frequência, cobrindo as ruas no entorno e afetando várias partes da cidade. Não se sabe o que é rua, o que é lagoa.

Praça da Bandeira

img 5644 1 ‘Figurinha repetida’: saiba quais os 8 locais mais vulneráveis a alagamentos no Rio
  • Conhecida por suas inundações recorrentes, a Praça da Bandeira, na Zona Norte do Rio, viu a construção de um grande reservatório em 2015, porém, eventos posteriores mostraram que o sistema não era infalível, com a área voltando a sofrer com enchentes.

Maracanã

img 5645 1 ‘Figurinha repetida’: saiba quais os 8 locais mais vulneráveis a alagamentos no Rio
  • O transbordamento do Rio Maracanã causa inundações na Rua Maracanã e arredores, afetando pedestres, motoristas e comerciantes. A nascente do rio nas encostas do Maciço da Tijuca contribui para o volume intenso de chuva na região. Na Praça da Vanhargem, na Tijuca, foi construído um grande reservatório, nos moldes da Praça da Bandeira, que busca contribuir para o escoamento da água durante chuvas torrenciais.

Acari

img 5646 1 ‘Figurinha repetida’: saiba quais os 8 locais mais vulneráveis a alagamentos no Rio
  • A região do Rio Acari, na Zona Norte, enfrenta alagamentos frequentes todos os anos. A falta de infraestrutura adequada torna a comunidade vulnerável a chuvas fortes, resultando em transtornos para os moradores locais.

Avenida Brasil (Irajá)

img 5647 1 ‘Figurinha repetida’: saiba quais os 8 locais mais vulneráveis a alagamentos no Rio
  • Trechos da Avenida Brasil, na região de Irajá, sofrem com alagamentos, causando transtornos para motoristas, comerciantes e moradores. A parte mais baixa da via, localizados entre o acesso do Trevo das Margaridas e Guadalupe contribui para o acúmulo de água durante chuvas intensas.

Jardim Maravilha (Guaratiba)

img 5648 ‘Figurinha repetida’: saiba quais os 8 locais mais vulneráveis a alagamentos no Rio
Foto: Reprodução TV Globo
  • Localizado em Guaratiba, Zona Oeste, o Jardim Maravilha é o maior loteamento residencial da América Latina. A falta de infraestrutura, como ruas não asfaltadas e ausência de rede de drenagem, torna a comunidade suscetível a alagamentos durante chuvas fortes.

Devido à previsão de chuva intensa na cidade do Rio, o prefeito Eduardo Paes (PSD) decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais, nesta sexta-feira (22/03). Os serviços essenciais permanecerão em funcionamento 24 horas. O ponto facultativo abrange os servidores de áreas administrativas não essenciais, assim como as escolas municipais, visando evitar deslocamentos durante as condições climáticas adversas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp ‘Figurinha repetida’: saiba quais os 8 locais mais vulneráveis a alagamentos no Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui