Filha de Che Guevara visita hospital que leva o nome do pai em Maricá

Aleida Guevara elogia estrutura e atendimento do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara ao lado do prefeito eleito Washington Quaquá

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Washington Quaquá e Aleida Guevara

O Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara, em Maricá, recebeu no último sábado uma visita especial: Aleida Guevara, filha do icônico líder revolucionário, esteve na unidade acompanhada do prefeito eleito da cidade, Washington Quaquá. Durante a visita, Aleida expressou admiração pela estrutura do hospital, que homenageia o pai: “É lindíssimo, é precioso”, afirmou, enquanto abraçava profissionais de saúde, pacientes e funcionários.


Uma homenagem que salva vidas

Iniciado durante a segunda gestão de Quaquá como prefeito e inaugurado em 2020 por seu sucessor, o atual prefeito Fabiano Horta, o hospital tornou-se referência em saúde pública na região. Quaquá, que já foi paciente da unidade durante a pandemia de Covid-19, destacou a qualidade dos serviços prestados:

“O Che é um hospital público melhor do que qualquer hospital privado deste país! Botamos CopaDor, por exemplo, no chinelo! Che vive! E salva vidas em Maricá!”, escreveu em suas redes sociais.


Avanços e números expressivos

Desde sua inauguração, o hospital vem ampliando sua capacidade. Em 2022, começou a realizar cirurgias de diversas especialidades, e está prestes a atingir a marca de 20 mil procedimentos realizados. Além disso, Maricá apresenta indicadores robustos de saúde pública:

  • Em 2022, foram registrados 895.303 atendimentos nas 26 Unidades de Saúde da Família (USF) espalhadas pelos quatro distritos da cidade.
  • As equipes de Atenção Primária realizaram mais de 520 mil visitas domiciliares, prevenindo o agravamento de doenças e ampliando o acesso à saúde.

Saúde como direito fundamental

Durante a visita, Aleida Guevara também discutiu com Quaquá questões relacionadas à saúde pública, ao socialismo e à integração da América Latina. Quaquá reafirmou o compromisso de sua gestão com a saúde universal e de qualidade:
“Aqui em Maricá, como em Cuba, consideramos a saúde um direito fundamental do cidadão. Precisamos e vamos fazer mais”, declarou.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Filha de Che Guevara visita hospital que leva o nome do pai em Maricá

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui