Os filhotes de duas gambás foram retirados com vida de dentro da bolsa das mães, que morreram atropeladas em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, na última sexta-feira, (24/03). Os 15 filhotes foram para a bolsa de outro marsupial, onde vão terminar de se desenvolver.
As duas gambás mortas foram encontradas na Rua dos Badejos, no bairro Peró, pela Guarda Ambiental do município durante uma ronda de rotina. Os guardas perceberam a barriga volumosa e as levaram ao Instituto Larissa Saruê para salvar os filhotes.
“Esses animais, neonatos, se encontravam no marsúpio, porque, marsupiais tem duas etapas até o nascimento: dentro da barriga, que é a gestação, e fora da barriga, que é o marsúpio, como os cangurus. O tempo de gestação na barriga são 14 dias. Fora da barriga, no marsúpio, são quatro meses. Foi de onde eu retirei esses neonatos, do marsúpio”, explica a bióloga Cristiane Monteiro, responsável pelo instituto.
A bióloga disse ainda que os filhotes foram para a bolsa de outra gambá para conseguirem ser alimentados sem depender de sonda.