Às 15h deste domingo, 19/11, o escritor, ator e colunista do DIÁRIO DO RIO, Filipi Gradim lança o livro Seu João. O romance foi escrito em 2022 e sai pela editora Caravana Editorial, de Minas Gerais.
A história fala sobre Ernesto, que retorna ao Rio de Janeiro, ao lado da esposa Estelle, depois de vinte anos de exílio. O que o traz de volta é o enterro de João, o avô postiço que marcou sua vida nos tempos em que morou no morro da Serrinha. A trama se passa em 1989, partindo do reencontro de Ernesto com o passado, com lugares e pessoas significativas.
Filipi possui mais de vinte livros publicados, entre ensaios filosóficos e antologias de conto. Seu João é seu primeiro romance.
Sobre o livro
Autor: Filipi Gradim
Editora: Caravana Editorial (MG)
Gênero literário: Romance
Ano: 2022
122 páginas
SINOPSE
Vindo de Paris, Ernesto retorna ao Rio de Janeiro, ao lado da esposa Estelle, depois de vinte anos de exílio. O que o traz de volta é o enterro de João, o avô postiço que marcou sua vida nos tempos em que morou no morro da Serrinha. A trama se passa em 1989, partindo do reencontro de Ernesto com o passado, com lugares e pessoas significativas. Durante o percurso narrativo, Ernesto é forçado a refletir sobre temas como a morte, o luto, a saudade e a felicidade, além de encarar conflitos internos e traumas familiares que foram deixados para trás em função das rupturas, mágoas e distanciamentos causados pela ditadura militar. Depois do enterro, através da prosa poética do amigo Jaime, Ernesto toma ciência da potência ancestral da Serrinha e do valor mítico e histórico de seu João e de tudo o que ele contribuiu para o mundo do samba, algo que se torna decisivo para o seu futuro.
MINIBIO
Brasileiro, carioca e imperiano. Doutor em Filosofia (UERJ). Ator. Pesquisador e escritor ficcionista. Colunista do Jornal Diário do Rio. Possui mais de vinte livros publicados, entre ensaios filosóficos e antologias de contos, entre eles: Sambo, logo penso (2015), pela Hexis (RJ); Filosofia e (na)danças (2017), pela 7Letras (RJ); El Hombre creó a Dios (2019), pela Reacia Edicciones (Chile); A música que me faz… (2019), pela Andross Editora (SP); Contos de Sala de Aula (2020), pela Oficina Raquel (RJ); O Dia depois de amanhã (2020) pela Álbum de Memórias (RJ); Conto Brasil vol.6 (2020), pela Editora Trevo (SP); O Canto dos Contos – verão (2020), pela Lura Editorial (SP); Noites arcanas (2020), pela Dríade Editora (SP); Além do sangue (2021), pela Sem Tinta (SP); Condenados (2021) e Palmares (2021), pela Cartola Editora (SP), Das telas às letras (2021), pela Álbum de Memórias (RJ); O cio da terra (2021) e Desconcerto para quatro vozes (2022), ambas publicadas na Amazon. Vencedor do Prêmio Strix de Literatura na categoria Melhor Conto (2023) e segundo colocado no Concurso de Relatos Breves da Universidad de Salamanca, na Espanha (2021).