Filme sobre estudantes de Niterói será exibido na Mostra FESTin Rio 2023

Após circular em Portugal e em Punta del Este, no Uruguai, essa será a primeira exibição aberta no Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Daniel Zarvos

“Salut, mes ami.es !”, agora adaptado “Salve, Amigues!”, continua ocupando espaços nos festivais de cinema. Dessa vez, a história do grupo de adolescentes estudantes do CIEP 449, em Charitas, bairro de Niterói (RJ), está na programação da Mostra FESTin Rio – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que acontece de 17 até 29 de outubro, na Caixa Cultural, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez aberto ao público brasileiro, o filme será exibido com entrada franca, em dois dias: 18/10, às 14h e 16h; e 24/10 às 18h.

Única escola franco-brasileira pública e integral da América Latina, o CIEP 449 Governador Leonel de Moura Brizola, é o cenário que abriga os diálogos, anseios e expectativas dos jovens, em meio a um turbilhão de emoções e pensamentos sobre o futuro. O filme, dirigido pela cineasta Liliane Mutti e com fotografia de Daniel Zarvos, mostra a rotina dos estudantes após dois anos de pandemia, de confinamento, tudo com uma dose de melancolia, apreensão, a esperança, que precede a despedida da escola e o início da “vida adulta”. O documentário evoca uma reflexão espontânea sobre o rito de passagem desses jovens.

“É um filme de juventude, do rito de passagem da escola para a “vida adulta”. Esse filme é também uma ode de amor aos CIEPs. É a maneira que encontrei de gritar: como deixamos esse projeto morrer? É isso que é revolucionário no CIEP 449 e é por isso que sou tão apaixonada por essa escola. Esse filme é isso, uma forma de emanar amor pelo cinema, amor ao projeto dos CIEPs, amor à cidade de Niterói, amor à estudante que fui e que vejo nos personagens”, diz Liliane Mutti.

Dentro do prédio de concreto, construído pelo arquiteto Oscar Niemeyer, em Niterói, os alunos e alunas passam cerca de dez horas por dia imersos na cultura francesa no Brasil. Enquanto jogam rugby e vivenciam as dúvidas e descobertas da sua sexualidade, os jovens observam o Oceano Atlântico sem saber ao certo o que os espera fora dos muros da escola. Produzido pela Filmz, o filme é inspirado no longa-metragem “High-School” (1968), de Frederick Wiseman, com quem a diretora Liliane Mutti e o fotógrafo Daniel Zarvos conviveram em residência artística no Centre International Les Récollets, em Paris. No final, os alunos cantam “Bella Ciao”, em uma emocionante cena em preto e branco que homenageia o filme de Wiseman.

Advertisement

O renomado crítico de cinema, Rodrigo Fonseca, em sua coluna para o jornal O Estado de S.Paulo, descreveu o filme como “um microcosmos colorido de diversidades afetivas, de resistências e de sonhos. Em especial, o sonho de um Brasil que não precise buscar fora, Atlântico adentro, valores e potências para um futuro próspero”.

“Salve, Amigues!” contou com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio do Edital de Audiovisual, da Secretaria Municipal das Culturas.

“O documentário é uma poesia libertária, uma força geradora com um olhar feminino da cineasta, que deu voz a um grito contido dos adolescentes, em um momento sombrio do Brasil. Os desejos e anseios da juventude estão ali, para o mundo. Além disso, mostramos que é possível ter uma escola pública, gratuita, de excelência e que acolhe as diferenças”, disse o diretor do CIEP 449, Cícero Tauil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Filme sobre estudantes de Niterói será exibido na Mostra FESTin Rio 2023
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Filme sobre estudantes de Niterói será exibido na Mostra FESTin Rio 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui