Filmes do Rio de Janeiro serão apresentados em Festival Internacional de Cinema na Colômbia

Produções de audiovisual integram programação do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Dezenas de pessoas assistem à exibição inaugural do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias (Colômbia). Reprodução: Divulgação.

O Rio de Janeiro será homenageado na 63º  edição do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias (FICCI), na Colômbia. O evento, que começou nesta terça-feira (16) e vai até domingo (21), contará com exibição de filmes, presença de cineastas e debates sobre produções do estado e do Brasil.

O encontro apresentará também a segunda edição do edital de Internacionalização “Hola Rio”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj). Mais de 70 apresentações de teatro, dança, música, artes visuais, audiovisual e ações formativas acontecerão em várias cidades colombianas, com participação de cerca de 200 artistas, gestores, produtores e técnicos brasileiros.

“O Festival de Cartagena é o maior festival de cinema da América Latina e vamos falar das experiências bem-sucedidas na democratização do acesso à arte. Temos experiências com as nossas bibliotecas e queremos que a construção de cinemas populares e mecanismos de financiamento cultural adotados no Rio possam ser replicados no mundo. Essa troca de conhecimentos nos faz avançar”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.

A programação contará com os cineastas do Rio: Vinícius Girnys com “Samuel e a Luz”, Emilio Domingos com “Black Rio! Black Power!”, Leonardo Martinelli com “Retrospectivas Curtas”, Leonardo Edde com “Nosso Sonho” e Renan Barbosa Brandão com “Último Domingo”.

Advertisement

O município de Paraty terá uma participação especial, com a exibição de um filme que narra a história da cidade e retrata a interiorização da cultura fluminense, que é rica e plural em todos os territórios.

Além do audiovisual, a música brasileira também vai marcar o festival. Representando o samba, a dupla Raoni e Dandara Ventapane, primeiros netos do Martinho da Vila, apresenta o show “Canta, Canta, Minha Gente” para o público presente.

A apresentação do Rio de Janeiro na Colômbia é uma realização da Rede Cine+, projeto patrocinado pela Enel e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura, e contará ainda com conferências sobre a experiência do Estado na gestão da cultura e na internacionalização das artes.

Entre as ações que serão realizadas pela Rede Cine+ estão rodadas de negócios, com participarão das empresas Rio2C, Estúdio GIZ, Video Filmes, Bananeira e também a exibição de produções nacionais.

Todas as informações sobre a programação do evento podem ser conferidas no site https://ficcifestival.com/ ou pelo instagram https://www.instagram.com/ficcifestival/.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Filmes do Rio de Janeiro serão apresentados em Festival Internacional de Cinema na Colômbia
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Filmes do Rio de Janeiro serão apresentados em Festival Internacional de Cinema na Colômbia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui