Fim de eventos motociclísticos será debate na ALERJ

Audiência pública convocada pela ALERJ será para discutir as causas do fim de grandes eventos motociclísticos no Estado do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: O Tubarões Bikerfest reunia milhares de visitantes em Cabo Frio / Divulgação

Os maiores eventos motociclísticos que acontecem no Estado do Rio podem estar perto do fim.  A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa (ALERJ) irá propor uma audiência pública para debater as causas do fim desses grandes eventos, alguns deles são: o Imperial Moto-Fest, de Petrópolis, e o Tubarões Bikerfest, de Cabo Frio, entre outros. 

A comissão quer ouvir os organizadores desses eventos, que geram uma movimentação na economia das cidades na baixa temporada. Com o intuito de buscar soluções e propostas de apoio nos municípios, no estado e no governo federal. 

Segundo o deputado Victor Júnior, integrante da comissão, os encontros de motociclistas são os maiores propulsores do turismo regional, levando divisas e diversão inclusive para pequenos municípios do interior, como é o caso de Conceição de Macabu, Sumidouro, São Fidélis, Cordeiro e São José do Vale do Rio Preto, que promovem bons eventos. Motociclista, o parlamentar já participou da organização do evento de Niterói, que também acabou.

“Cada cantinho do estado tem sua vocação e o motociclismo é muito forte na maioria dos municípios fluminenses. Temos que buscar mecanismos para potencializar os eventos e recuperar os que deixaram de ser realizados, como os grandes encontros de Cabo Frio e de Petrópolis. Vamos reunir os presidentes de motoclubes e cobrar apoio do poder público”, conclui Victor Júnior.

Advertisement

Presidente do Moto-Clube Tubarões de Cabo Frio, Augusto Aquino disse que o clube não está conseguindo realizar o Tubarões Bikerfest, que já teve 23 edições e era apontado como um dos maiores eventos da América Latina, por falta de apoio. 

Para fazer mal feito é melhor não fazer. Chega um momento em que você não tem mais forças para realizar o evento, apesar das cobranças de quem nos visitava e da rede hoteleira da cidade. Nosso evento conseguiu reunir 30 mil pessoas em quatro dias. Sem apoio, não há como promover encontro com estrutura e segurança para todos”, lamentou Augusto Aquino. 

O ex-secretário de Turismo de Arraial do Cabo, Marcos Simas, há anos acompanha os eventos motociclísticos e destaca a importância dos encontros para o setor turístico, “com resultados muito melhores do que as festas que contratam artistas de cachês altos”.

Estes eventos movimentam o turismo, combatem a sazonalidade e levam entretenimento aos moradores das cidades com o movimento das máquinas de duas rodas, a nostalgia do rock progressivo das bandas e a diversidade dos produtos oferecidos pelos expositores. É uma pena que o poder público e a rede hoteleira neguem apoio. Perdem as cidades”, conclui o turismólogo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fim de eventos motociclísticos será debate na ALERJ
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Lamentável essa situação, agora fica a perguntar: aonde eles querem chega com isso….que motivo tem isso de querer acabar com um evento que envolve tantas pessoas apaixonados por motos e que movimenta economia pros municípios e para cidades…. sou FABIANO VICE PRESIDENTE DOS CÃES ESTRADEIROS DE BRASÍLIA- DF.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui